Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Reunião discute diagnóstico participativo do Monumento Natural Pico do Ibituruna

PDFImprimirE-mail

 

Participaram da reunião representantes do IEF, além de moradores do entorno da UC e das associações de moradores do Pico do Ibituruna, da microbacia córrego Brejauba, Escola Municipal Rio Doce, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Codema, Corpo de Bombeiros, Pólicia Ambiental, Cemig, Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e proprietários de pousadas, bares e sítios da região.  

Diagnóstico participativo de Unidade de Conservação – O Dipuc é um método fundamentado no enfoque participativo e tem como objetivo analisar a realidade da UC, por meio de um processo de aprendizagem compartilhada. O diagnóstico é também uma forma de fazer levantamento de dados e análises quantitativas, além de incentivar o fortalecimento da participação dos envolvidos com a unidade.  

“O Dipuc contribui para nivelar o conhecimento entre os participantes e aumentar o âmbito do relacionamento entre profissionais da unidade de conservação e moradores do entorno”, disse a técnica ambiental e gestora do Monumento, Adele Meire Rodrigues Rena. 

Na reunião foram apresentadas informações sobre o Monumento Natural Pico do Ibituruna e como a população poderá contribuir, com a inserção da comunidade no processo do plano de conservação que será elaborado, preservando a cultura, a história e o meio ambiente da região.  

Todas as questões discutidas na reunião serão avaliadas, identificando as necessidades da unidade e as formas de saná-las. “Com a realização do diagnóstico a unidade de conservação se fortalece com informações importantes, que serão incorporadas ao Plano de Manejo”, avalia Adele Rena.  

Monumento Natural do Pico do Ibituruna – Inserido no bioma Mata Atlântica, o Monumento é o maior remanescente florestal contínuo do município de Governador Valadares. A região é um dos mais importantes mananciais dos recursos hídricos da região do Rio Doce e é fonte de abastecimento de água para a população local.  

O Pico do Ibituruna é um dos principais locais para a prática de vôo livre (asa delta e paraglider), favorecido pelos 1.123 metros de altitude. A área recebe também um grande número de praticantes de escalada, além de turistas interessados em conhecer suas belezas naturais. 

A categoria de Unidade de Conservação denominada Monumento Natural pertence ao grupo de proteção integral e tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Pode ser constituído por áreas públicas e particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.  

A visitação pública está sujeita às condições estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas no regulamento da unidade.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades