Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Detentos são capacitados como viveiristas na Zona da Mata de Minas

PDFImprimirE-mail

Detentos e agentes do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, município localizado na Zona da Mata mineira, participam, entre os dias 11 e 13 deste mês, de um curso de formação para viveiristas. Promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas, o treinamento tem como objetivo capacitar os presos a fim de que eles tenham habilidade para produzir as mudas, cuidar delas, plantá-las e mantê-las. Já os agentes serão multiplicadores de conhecimento formando, assim, novos profissionais dentro da unidade prisional.

Onze presos e dois agentes participaram da capacitação que foi ministrada pelos técnicos do Instituto. O treinamento foi dividido em duas partes: uma dentro da penitenciária e outra no viveiro do IEF, localizado no Parque Municipal Tancredo Neves, onde os alunos puderam ver, na prática, a criação e o cuidado com as mudas.

Para Antônio Tomaz de Aquino Júnior, um dos presidiários, a formação poderá lhe garantir trabalho no fim da pena. “O aprendizado do plantio de mudas e do preparo do solo são de suma importância para mim. Aprendi a plantar de uma forma diferente, que não conhecia. Acredito que esse curso me ajudará, no futuro, na conquista de um emprego”, afirma.

Já o agente penitenciário Euller Antônio Gomes dos Santos, que trabalha no Núcleo de Trabalho e Produção do Complexo Penitenciário de Ponte Nova acredita na relevância da capacitação para a unidade prisional. “Estamos aprendendo a prática do plantio pensando nas futuras ações que serão desenvolvidas no Complexo”, destaca.

Com o fim do treinamento, os detentos passam a atuar, diariamente, das 8h às 17h, com uma hora de almoço, no viveiro do IEF, enquanto os agentes penitenciários passam a ter a missão de capacitar novos detentos.

Parceria

A formação de detentos como viveiristas é uma parceria entre Sisema, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas e Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Os presos selecionados para o curso foram avaliados e escolhidos pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) da Seds, identificados com perfil para trabalhar no projeto.

Além do curso de formação de viveiristas, há previsão de outras ações, como o plantio de mudas e a formação de brigadistas, também voltadas para detentos. Nasceram durante o Fórum Minas de Ideias Movimento Minas, que é uma das iniciativas do Movimento Minas, um dos projetos da Gestão para a Cidadania, lema do governo mineiro. O objetivo é permitir e incentivar o cidadão a participar das ações governamentais.

Ascom/ Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades