Caravana leva preservação ambiental ao bairro Serra Verde

Os moradores do bairro Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte, poderão participar nesta terça-feira (03/04) de atividades de sensibilização sobre a importância da natureza. A Caravana Ambiental, que será realizada no entorno do Parque Estadual Serra Verde, buscará integrar a comunidade com a unidade de conservação, potencializando os esforços para a preservação do meio ambiente. O evento será promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

As atividades acontecerão na Praça do Encontro, na Rua Benigno Fagundes da Silva, sem número, no bairro Serra Verde. A participação é gratuita e aberta a todos. Serão realizadas palestras sobre educação ambiental e a importância da participação das pessoas na proteção do Parque. Haverá doação de mudas e serão feitas trilhas pelo Parque. A companhia de teatro Coccix também se apresentará no local.

Um dos enfoques das atividades da Caravana Ambiental é a prevenção aos incêndios florestais. Com a proximidade do período mais seco do ano, as equipes do Previncêndio (Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e das unidades de conservação de todo o Estado têm intensificado o contato com as comunidades que vivem no entorno dos parques. O objetivo é demonstrar a responsabilidade de cada cidadão em evitar os incêndios e, consequentemente, as perdas para a biodiversidade provocadas pelo fogo.

O Parque Estadual Serra Verde foi criado em dezembro de 2007 e possui uma área de 142 hectares. A unidade de conservação é administrada pelo IEF.

Caravana Ambiental no Serra Verde

Data: 03-04-2012

Horário: de 8h às 15h

Local: Praça do Encontro, Rua Benigno Fagundes da Silva, sem número, bairro Serra Verde