Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Monitores ambientais são treinados para coleta de sementes e recuperação de nascentes

PDFImprimirE-mail

Na última sexta-feira (23) monitores ambientais do Parque Estadual do Pico do Itambé foram capacitados para coleta de sementes de espécies florestais, utilizadas para recuperação de nascentes. O treinamento é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do escritório em Diamantina. 

O curso, ministrado pelo analista ambiental e engenheiro florestal do IEF, Carlos Silveira, visou orientar os monitores quanto às técnicas de coleta de sementes, com destaque para ações de seleção do povoamento para a coleta de sementes, os critérios para a seleção das matrizes, o beneficiamento dos frutos e sementes e o armazenamento das sementes. Foram abordados questões como a quantidade e o tempo de coleta das sementes, o georeferenciamento das matrizes e o beneficiamento e armazenamento das sementes.  

Técnicas de recuperação de nascentes para a melhoria da qualidade e quantidade de água na microbacia, também foram temas da capacitação. 

Silveira orientou os monitores quanto a técnicas de revegetação. Explicou todo o processo, desde a produção de mudas no viveiro até o plantio e manutenção na área em recuperação. Também mostrou alternativas utilizadas como técnicas de revegetação, tais como semeio direto de sementes, resgate de plântulas e transposição de serrapilheira.  Orientou sobre as técnicas mecânicas conjugadas com a revegetação na microbacia, visando aumentar e melhorar a qualidade da água. 

Os monitores do parque já desenvolvem atividades de produção de mudas e a ações de recuperação de nascentes no Parque. Aproximadamente 3.000 mudas já foram plantadas em trabalhos anteriores. “A expectativa de ações como esta é revegetar (recuperar) toda a microbacia da nascente da Fazenda São João, envolvendo a comunidade como uma ação de educação ambiental”, explicou o engenheiro.

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades