Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Experiência em preservação ambiental e na geração alternativa de renda na região de Pandeiros é apresentada em seminário na Assembleia de Minas

PDFImprimirE-mail


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentou, na última quarta-feira (21), durante o Seminário Experiências em Educação e Mobilização Popular, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o projeto de desenvolvimento sustentável do  Pandeiros denominado “Preservação Ambiental e Geração Alternativa de Renda”.

O Projeto Pandeiros é uma iniciativa pioneira do IEF e foi iniciado em 2004 com o objetivo de criar alternativas de renda para comunidades dos municípios de Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho, que tradicionalmente viviam da produção do carvão de vegetação nativa.

“Pudemos observar que, durante cinco anos, de 2005 a 2010, houve uma queda significativa da produção de carvão ilegal nas unidades de conservação que fazem parte do Projeto Pandeiros: Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, APA do Rio Pandeiros e APA Cochá Gibão, onde, mais de 200 famílias foram atendidas e passaram a receber apoio e assistência técnica, bem com tiveram infraestrutura básica  para a geração alternativa de renda”, disse a bióloga e analista ambiental do IEF, Natália Rust Neves.

De acordo com ela, no desenvolvimento do projeto foram construídas casas de farinha, entrepostos para armazenamento do Pequi, pequenos galinheiros e currais para ovinos e caprinos. Foram, também, oferecidos cursos de capacitação para as comunidades.  “Trabalhamos com o incentivo ao extrativismo de frutos do Cerrado, apicultura, produção de farinha, agricultura familiar, hortas comunitárias e escolares, educação ambiental nas comunidades e escolas e projetos de recuperação de áreas degradas”, disse.

O Projeto também trabalhou a fim de incentivar o associativismo e o cooperativismo, culminando na criação da Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Pandeiros. “Tudo isso resultou muito positivamente na diminuição da cultura carvoeira dentro das unidades de conservação. O projeto foi de grande relevância para o IEF e para região Norte de Minas Gerais, no que diz respeito à promoção de uma melhor qualidade de vida para as comunidades rurais atendidas e para a conservação dos recursos naturais”, finalizou a analista ambiental.

Essas iniciativas contaram com a parceria de outras instituições, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET Januária), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Petrobrás Biodiesel, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Cáritas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cadeia do Pequi do Norte de Minas e Promotoria da Bacia do São Francisco - Montes Claros.

Seminário Experiências em Educação e Mobilização Popular – A escola do Legislativo e o Projeto Cidadania Ribeirinha, promovem, de 19 a 30 de março, o Seminário “Experiências em Educação e Mobilização Popular”. O objetivo é conhecer e discutir experiências de educação e mobilização popular, em especial aquelas desenvolvidas no Norte de Minas. O encontro está aberto aos servidores da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a profissionais convidados pelo Projeto.


Ascom/Sisema





IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades