Lambari antecipa comemorações do Dia Mundial da Água

Na região de Lambari, no Sul de Minas Gerais, as celebrações do Dia Mundial da Água - 22 de março - já tiveram início. Moradores do município, especialmente das áreas rurais, são alvo de inúmeras atividades propostas pela gerência do Parque Estadual de Nova Baden, unidade de conservação localizada no município.

As atividades do evento Lambari no Movimento das Águas buscam envolver os moradores do município nas questões ambientais, especialmente às relacionadas à conservação dos recursos hídricos. “O trabalho ressalta a importância da preservação da água e da biodiversidade, demonstra a importância das unidades de conservação, além de ser uma oportunidade de comemorar os 50 anos do Instituto Estadual de Florestas (IEF)”, afirma a gerente do Parque Estadual de Nova Baden, Belmira Evânia Marques de Santana.

As atividades tiveram início no dia 8 de março, quando integrantes da equipe do Parque visitaram moradores do entorno da unidade de conservação nos municípios de Lambari, Campanha e Cambuquira. “A intenção das visitas foi identificar os pontos vulneráveis a incêndios florestais no entorno do Parque para orientar os moradores sobre a prática da queima controlada”, explica Evânia Santana.

Dia de Campo

No dia 15 de março, a partir de 13h30, será realizado um Dia de Campo no Salão de Festas da Igreja Matriz Paróquia N. S. da Saúde, em Lambari. Na atividade, técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) estarão à disposição da população que buscar informações sobre assuntos, como prevenção e combate a incêndios florestais, efeitos do fogo na biodiversidade, uso alternativo do solo, regularização ambiental, dentre outros.

Evânia Santana destaca como um dos pontos altos do evento, a mesa redonda que será realizada no dia 22 de março. “A atividade terá como tema a conservação das águas e reunirá estudantes, empresários, autoridades municipais conselheiros do Parque Estadual de Nova Baden e integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente”, avalia.

A programação do evento Lambari no Movimento das Águas prosseguirá durante todo o mês de março, com plantios de árvores, caminhadas ecológicas, palestras e debates, caravanas ambientais e eventos religiosos, contando com diversos parceiros de Lambari e região. Conheça abaixo a programação completa.

Lambari no Movimento das Águas
Programação:
Dia de Campo
Data: 15 de março
Local: Salão de Festas da Igreja Matriz Paróquia N. S. da Saúde (Lambari)

Caminhada e ciclismo
Data: 18 de março
Local: Lago Guanabara

Atividades religiosas
Data: 17 a 25 de março
Local: Igreja Matriz Paróquia N. S. da Saúde, Centros Evangélicos e Espíritas e demais religiões.

Grupo de Oração Paróquia N. S. da Saúde
Data: 21 de março
Local: Parque das Águas de Lambari (Fontes Minerais) - Benção das águas

Palestra "A árvore certa no lugar certo"
Data: 19 a 23 de março
Local: Escolas de Lambari

Plantio de árvores
Data: 22 de março
Local: Rua Francisco de Castro Filho, nº 25, Centro - Lambari

Caravana Ambiental
Data: 19 a 23 de março
Dia 19
Manhã: E. M. Joaquim Nabuco, bairro São Bartolomeu.
Noite: E. M. Dr. João Bráulio, Centro.

Dia 20
Manhã: E. M. Dr. João Bráulio, Centro.
Tarde: E. M. Dr. João Bráulio, Centro.

Dia 21
Manhã: E. M. Capelinha do Imbirizal, bairro Capelinha, e E. M. Dr. José dos Santos, bairro Cachoeirinha.
Tarde: E. M. Capelinha do Imbirizal, bairro Capelinha.

Dia 22
Manhã: E. E. Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, bairro Centro
Tarde: E. E. Dr. José Benedito Rodrigues.

Dia 23
Manhã e tarde: E. E. João Nunes Ferreira