IEF realiza reunião para apresentar projeto de proteção ao Pico do Ibituruna

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza amanhã, 14 de março, umareunião  esclarecimento para a população de Governador Valadares sobre a criação do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna. A atividade faz parte do processo para garantir a proteção da área que já é já tombada pela Constituição Estadual e que agora pode ser legitimada como unidade de conservação ambiental, nos moldes previstos pela Lei Federal.

A reunião será realizada a partir de 19 horas, no auditório da Federação das indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na avenida Brasil, número 4000, Centro, em Governador Valadares. Os interessados também podem participar da discussão sobre a criação da unidade de conservação por meio da consulta pública que está sendo realizada até o dia 17 de março.

Os documentos com as informações sobre a unidade de conservação estão disponíveis na internet, no endereço (www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/consulta-publica). As informações também se encontram a disposição dos interessados na sede do IEF em Belo Horizonte (rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Edifício Minas, 1º andar, bairro Serra Verde), no Regional Rio Doce em Governador Valadares e na Prefeitura de Governador Valadares (Rua Barão do Rio Branco, 337, Centro).

A área proposta para criação do Monumento Natural do Pico do Ibituruna é de 1.076,211 hectares. Está inserido no bioma Mata Atlântica e é o maior remanescente florestal contínuo do município de Governador Valadares. A região é um dos mais importantes mananciais dos recursos hídricos da região do rio Doce e é fonte de abastecimento de água para a população local. O Pico do Ibituruna é um dos principais locais do mundo para a prática de vôo livre.

Reunião de Esclarecimentos Públicos para Criação/Adequação do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna
Local: avenida Brasil, 4000, Centro, Governador Valadares, MG (auditório da Fiemg)
Data: 14 de março de 2012
Horário: 19 horas.