Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Plantio de mudas dá início a recuperação de matas no P.E. da Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail

Representantes de toda a sociedade realizaram, nesta sexta-feira (23/09) um plantio de mudas no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, para celebrar a Semana Florestal de 2011. O plantio é o início de um projeto de recuperação das matas de galeria do córrego Capão da Posse, também conhecido como córrego do Barreiro, que nasce no interior da unidade de conservação.O evento é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da organização não governamental Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). Estiveram no local, representantes das prefeituras, condomínios, brigadistas voluntários no combate a incêndios florestais, empresas, escolas e organizações ambientalistas do entorno do Parque. 

Na solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, anunciou que até o final do ano será concluído o plano de trabalho para definir como será a prevenção e combate a incêndios em 2012. “Realizaremos uma verdadeira operação de guerra aumentando o número de parceiros no trabalho de prevenção ao fogo nas áreas verdes do Estado”, afirma.

Para Magalhães, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é um local emblemático para as comemorações da Semana Florestal por ser uma área muito vulnerável aos incêndios florestais e que concentra interesses de diferentes setores da sociedade, seja por motivos ambientais, sociais ou econômicos. “Eventos como esse demonstram que a gestão ambiental não é uma responsabilidade única do Estado, mas de todos”, destaca.

A superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, destacou o papel dos brigadistas voluntários no combate a incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que vem atuando no entorno da unidade de conservação. “O trabalho dos voluntários é uma demonstração da necessidade de envolver a sociedade na preservação da natureza”, afirma. A Amda coordena uma das brigadas voluntárias que atuam no entorno do Parque em parceria com a empresa Anglo Ferrous que é vizinha da unidade de conservação.

Também presente na solenidade, o secretario de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Antônio Sérgio Lima Braga, destacou a coincidência do evento com o início da primavera e ressaltou a necessidade de combater o desmatamento em área urbana. “É uma batalha que a capital trava diariamente em suas áreas verdes”, afirmou.

 Recuperação

O projeto de recuperação de matas de galeria do Córrego da Posse prevê o plantio de mudas em uma área de cerca de 15 hectares no interior do Parque. O curso d´água nasce no interior do Parque e passa a se denominar córrego do Barreiro ao entrar na área urbana de Belo Horizonte, sendo um dos afluentes do ribeirão Arrudas.

Serão utilizadas espécies nativas da área que foram indicadas por pesquisadores que desenvolvem projetos sobre a flora na unidade de conservação. Dentre as espécies utilizadas estão o ipê amarelo, a farinheira, o jatobá e o faveiro. A recuperação das matas de galeria do ribeirão é uma medida compensatória do processo de licenciamento da Mina de Pau Branco, da V&M Mineração.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e possui 3.941,09 hectares. Está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos e de altitude. As unidades de conservação são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. Abriga ainda seis mananciais responsáveis pelo abastecimento de parte da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades