Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Especialistas debatem valoração de serviços ambientais em BH

PDFImprimirE-mail

Os serviços ambientais oferecidos e as oportunidades de negócios decorrentes da conservação da biodiversidade foram tema dessa manhã no 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, o Sustentar 2011.  Desde o dia 23, o evento reúne, em Belo Horizonte, especialistas, profissionais de todo o país e interessados na questão do desenvolvimento com sustentabilidade. 

O diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes, abriu o painel ‘Biodiversidade: Valores e Gestão para Inovação” destacando a necessidade de se valorar os inúmeros componentes da biodiversidade. “Atualmente só se observa alguns produtos como o leite e a madeira, sendo que é necessário detalhar o papel das florestas como produtoras de serviços ecossistêmicos, como a água e a regulação do clima”, completa. 

Para Ortiz, a tarefa do Estado nesse contexto é criar mecanismos que permitam tornar real o que é descrito nas leis ambientais. Ele apresentou os detalhes do trabalho iniciado pelo IEF para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade que será uma importante ferramenta para subsidiar a gestão ambiental em Minas Gerais. 

“Inicialmente, serão criados grupos temáticos para formular e orientar cada aspecto do Plano que incorporará todos os componentes do Programa Nacional de Biodiversidade”, afirma Ortiz. Os grupos estão em processo de formação e terão composição mista com representantes de todos os segmentos da sociedade.   

Ortiz observa que o Plano é uma decorrência das definições da Convenção sobre Diversidade Ecológica, realizada no Japão em outubro de 2010, quando foi aprovado o Plano Estratégico da Conservação da Diversidade Ecológica. “O Brasil é signatário da Convenção, o que implicará numa revisão e atualização de sua estratégia e Minas já realiza sua parte com a elaboração do Plano Estadual”, finaliza.

Emerson Gomes
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades