Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual da Serra do Rola Moça tem novo gerente

PDFImprimirE-mail

 Segundo a gerente de Unidades de Conservação do IEF, Cecília Vilhena, a mudança se deve a reestruturações internas do IEF, o antigo gerente, Edmar Monteiro irá apoiar a gestão de outras seis UCs na regional Centro Sul do instituto.

Marcus Vinícius trabalha há 25 anos no IEF, sendo 20 anos a frente do Parque Estadual do Rio Doce, na região leste do Estado. “A prioridade será o trabalho do conselho, o fórum de maior importância na gestão de qualquer unidade de conservação”, destacou.

O parque

 O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos principais mananciais que abastecem a capital mineira.

O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".

A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em setembro de 1994.

Os cerca de 4 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Renata Fernandes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades