Seminário no Parque do Rio Doce discute turismo em Unidades de Conservação

Nos dias 10 e 11 de agosto, profissionais da área de turismo, gerentes de Unidades de Conservação (UCs) estaduais e representantes de circuitos turísticos se reuniram no Parque Estadual (PE) do Rio Doce para o 1° Seminário Integrado de Circuito Turísticos e Parques Estaduais de Minas Gerais. O objetivo foi unir e integrar o trabalho dos circuitos ao turismo em UCs.

Participaram representantes de sete UCs estaduais, entre parques e monumentos, e de quatro circuitos turísticos. O evento foi organizado pelo Circuito Mata Atlântica em Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A gerente de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), entidade que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), Cecília Vilhena, abriu o seminário mostrando um panorama das UCs no Estado. Atualmente o Instituto Estadual de Florestas (IEF) administra 282 UCs, dessas, 38 são Parques Estaduais. Segundo a gerente 4,63% do território mineiro é protegido por meio de UCs. A gerente anunciou ainda que até 2015 serão criados mais quatro novos parques.

Turismo

Quanto ao turismo nas UCs, Cecília ressalta que “o envolvimento com a comunidade, a normatização e a compatibilização do uso turístico com os objetivos da UC são questões a serem trabalhadas com muita atenção na gestão turística das unidades”.  A gerente cita ainda alguns desafios como “a elaboração de planos de negócios e viabilidade econômica para as UCs, a terceirização dos atrativos ou serviços, qualificação e regulamentação das atividades turísticas nos parques”.

O representante do Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE), Felipe Correa, apresentou o funcionamento do ecoturismo em seu Estado e  destacou como fundamental “o envolvimento das comunidades do entorno para o sucesso do turismo nas UCS”.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para proposição de melhoria na gestão turística, o resultado foi a geração de um relatório com recomendações que será encaminhado às instituições participantes.

Parques da Copa

Ainda na discussão sobre o turismo em UCs a gerente Cecília Vilhena falou sobre o programa Parques da Copa, a ser realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária para Copa de 2014 e com a Setur.

A princípio, 10 UCs foram escolhidas para serem trabalhadas como produto turístico durante a Copa de 2014. Estas UCs passarão por melhorias em suas estruturas e gestão. As prioridades são as unidades próximas às cidades sede de jogos da Copa. O Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, será uma experiência piloto dentro do programa e ainda este ano serão iniciadas ações de melhoria visando a participação no projeto.

Ascom / Sisema