Conselho consultivo do Parque Estadual do Brigadeiro toma posse

Tomam posse nessa quinta-feira (04/08), a partir das 9 horas, os membros do conselho consultivo do Parque Estadual Serra do Brigadeiro (PESB). A cerimônia de posse acontece na Sede Administrativa do Parque, localizada no Km 15 da Estrada Araponga/Fervedouro, no município de Araponga, Minas Gerais.

O gerente do parque, José Roberto Mendes de Oliveira, dará posse aos 36 conselheiros, sendo 18 membros efetivos e 18 suplentes para o próximo biênio 2011/2012. A cerimônia de posse contará também com a presença do Supervisor do Escritório Regional Mata do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alberto Felix Lasbik.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade. Participam do conselho representantes de organizações não governamentais e de trabalhadores, entidades sociais, setor privado, comunidades científica, órgãos municipais ambientais e instituições estaduais da região do entorno do Parque, que compreende oito municípios.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – criado em 1996, o parque está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 km Belo Horizonte. Foi aberto à visitação em março de 2005. Tem sua área de abrangência nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino e possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do sul.

Com 14.984 hectares, a unidade de conservação tem predominância de Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas e encostas. Ressalta-se, além da beleza natural, o rico ecossistema em espécies vegetais como bromélia, peroba, ipê, orquídea, cajarana, jequitibá, óleo-vermelho e palmito doce. A neblina que cobre os picos durante quase o ano todo, propicia as condições para a formação orquídeas, samambaias, liquens, bromélias, variedades de gramíneas, arbustos e cactus, dentre outras espécies.

Na fauna diversificada destacam-se a suçuarana ou puma, a jaguatirica, a caititu, o veado mateiro, o cachorro-do-mato, o tamanduá-de-colete, o caxinguelê, a preguiça-de-três-dedos, o macaco-prego, o sagui-da-serra. Nas matas do Parque foram localizados dois grupos independentes de mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.Diversas espécies de aves também podem ser observadas, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

Milene Duque
Ascom Sisema