Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF participa de Encontro Ambiental em Milho Verde

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes, participou, entre os dias 17 e 24 de julho, do 5º Encontro Ambiental de Milho Verde.

O Encontro Ambiental está inserido dentro das programações do 12º Encontro Cultural de Milho Verde, que acontece sempre no mês de julho e envolve atividades educativas e artísticas, com a realização de oficinas, teatros, apresentações musicais, palestras, exibição de filmes, documentários e exposições.

As atividades ambientais da programação possibilitaram aos visitantes e moradores dos municípios participantes, a oportunidade de conhecer um pouco mais as riquezas naturais da região. Foram produzidos instrumentos a partir da reutilização de resíduos descartados, realizadas palestras, caminhadas ecológicas, apresentação de teatros de bonecos com temas ambientais, reunião do conselho consultivo Águas das Vertentes e construção do código de postura de Milho Verde, formatura de 45 agentes ambientais de Milho Verde e São Gonçalo, intervenções e exposição de desenhos realizados pelos alunos da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira.
 
Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio – Durante o Encontro Ambiental, a comunidade de Milho Verde comemorou a criação do Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio. O decreto para criação do Monumento foi assinado pelo Governador em junho deste ano, durante solenidade de abertura da Semana de Meio Ambiente.

Localizado no Distrito de Milho Verde, no Serro, região Central do Estado, o Monumento ocupa uma área de 2,2 milhões de hectares, permitindo a proteção de áreas de significativa importância ecológica e paisagística. Além de vegetação remanescente do cerrado rupestre e de mata atlântica, a área abriga grande quantidade de nascentes que abastecem as bacias dos rios Araçuaí, Doce e Jequitinhonha.

“Essa criação é uma vitória para os municípios de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari, que lutam desde 2007 para que isso aconteça”, disse o Gerente da APA das Águas Vertentes, Alex Luiz Amaral Oliveira. Segundo ele, a preservação da Várzea do Lageado é de extrema importância devido à riqueza da sua biodiversidade.

Oficina de Capacitação para membros do Conselho Consultivo – Os membros do Conselho Consultivo Águas das Vertentes participaram de uma oficina, que teve como principal objetivo prepará-los para uma atuação efetiva como conselheiros de Unidades de Conservação.

Os conselheiros receberam orientações sobre conceitos básicos de conservação da biodiversidade e planejamento ambiental, importância da criação de espaços protegidos, competências legais dos conselhos consultivos,  legislação de criação de áreas protegidas no Brasil e o plano de manejo e zoneamento dessas áreas.

Na reunião foram levantados e priorizados os problemas da UC Água das Vertentes e definidas as estratégias para a solução, com detalhamento das atividades prioritárias propostas pelos conselheiros.

Milene Duque
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades