Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Cavalgadas celebram aniversário do Parque do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) comemora nesta quinta (14/07) seu aniversário de 67 anos de criação. As celebrações tiveram início no dia 9 e se estenderão até o dia 16, quando serão realizadas a 18ª Romaria Ecológica de Marliéria e a 8ª Romaria Ecológica de Timóteo que partem dos municípios onde está localizado o Parque até a unidade de conservação, onde os cavaleiros se reúnem para a celebração.

Desde o dia 09, vem sendo realizadas atividades comemorativas nos municípios vizinhos da unidade de conservação, localizada na região do vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A programação de sábado também inclui a 11ª Feira de Artesanato e Produtos Típicos das Comunidades do Entorno do Parque.

A Romaria Ecológica tem o objetivo de resgatar os fatos históricos do século XX, relembrando o esforço do Bispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira para a criação do Parque e o fortalecimento da participação das comunidades na proteção da unidade de conservação. Na década de 1930, preocupado com a grande exploração da Mata Atlântica na região, o religioso registrou no livro de tombos da arquidiocese de Mariana, a área do Parque com o objetivo de preservá-la.

O Parque Estadual do Rio Doce foi criado no dia 14 de julho de 1944, sendo a primeira unidade de conservação estadual de Minas Gerais. Está localizado nos municípios de Dionísio, Marliéria e Timóteo, abriga a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado em seus 36.970 hectares, além de um sistema lacustre composto por quarenta lagoas. Na unidade de conservação, podem ser encontradas cerca de dez mil categorias, 134 famílias e cerca de mil espécies vegetais típicas do bioma.

Na unidade é possível encontrar espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas. Entre as espécies da avifauna podem ser observados o beija-flor-besourinho, o chauá, o jacu-açu, a saíra e a anumará, entre outras. Nas lagoas existentes no Parque podem ser encontradas 28 das 35 espécies de peixes típicas na bacia do Rio Doce, entre eles bagres, carás, cumbacas, e traíras.

O Parque é reconhecido como Reserva da Biosfera pela Unesco e faz parte da Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, a Lista Ramsar, em função do seu sistema lacustre. A unidade de conservação é um dos 37 Parques Estaduais de Minas Gerais administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Programação das comemorações do 67º aniversário do Parque Estadual do Rio Doce

15/07/2011 (Sexta-Feira)
Marliéria
17h - 3º Dia do Tríduo: Procissão e visita aos Enfermos, acompanhada da imagem da Nossa Senhora da Saúde.
19h - Celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
20h - Chegada dos Cavaleiros.

Timóteo
19h - 3º Dia do Tríduo: Celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Sebastião e apresentação cultural “Associação dos Amigos do Parque”.

16/07/2011 (Sábado)
Marliéria
6h - Alvorada: Corporação Musical Lira São José de Jaguaraçu-MG na Praça JK.
6h30min - Início da Romaria Ecológica com a saída da imagem de Nossa Senhora da Saúde da Matriz.
8h - 1ª Parada no Pico do Jacroá e benção ao Parque, plantio de mudas nativas comemorando o Ano Internacional das Florestas.
9h - 2ª Parada na Fazenda Juca de Nelson.
9h45 - 3ª Parada na Fazenda do Zozô.
10h - 4ª Parada Sítio Geraldo Tolentino.
10h15 - Benção dos Cavaleiros na Capela de Santa Rita.
10h45 - Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria e Timóteo - Trevo da LMG 760 em frente à entrada do Parque.

Timóteo
5h30 - Alvorada-Banda Santa Cecília. Concentração dos Cavaleiros na Igreja São Sebastião.
6h - Início da Romaria Ecológica, acompanhada pela imagem da Nossa Senhora da Saúde e imagem de São Sebastião.
7h30min - 1ª Parada, na Comunidade de Cava-Grande.
8h40min - 2ª Parada, Plantio de Mudas comemorando o Ano Internacional das Florestas, em frente à Capela de Santo Antônio da Mata e Benção aos Cavaleiros.
10h45 - Encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria e Timóteo - Trevo da LMG 760 em frente à entrada do Parque.

Parque Estadual do Rio Doce
11h - Chegada ao Parque Estadual do Rio Doce. Liturgia Eucarística e recondução da imagem da Nossa Senhora da Saúde, à Capela. Entrega de Moção Conselho Consultivo do PERD ao Drº Walter Freitas, Inhô Horta e Padre Duile.
13h - Almoço.
15h30 - Encerramento da Romaria Ecológica Diocesana.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema
(31) 3915.1844

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades