UCs do Norte de Minas empossam conselheiros

Quatro unidades de conservação do Norte de Minas Gerais, administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), darão posses aos seus conselhos consultivos, ato que representa um importante passo na gestão participativa dessas áreas.

No dia 14 de julho, às 10 horas, no município de Serranópolis, serão empossados os membros do conselho do Parque Estadual de Serra Nova. No mesmo dia, às 17 horas, o Parque Estadual de Montezuma irá empossar o seu primeiro conselho, no município que dá nome ao parque. No dia 15 de julho, acontecem duas solenidades de posse. Na primeira, o Parque Estadual de Grão Mogol renovará o seu conselho, às 10h30, no município de Grão Mogol. O segundo evento, a solenidade de Posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual Lapa Grande, acontece em Montes Claros, às 17 horas.

De acordo com a supervisora do Escritório Regional Norte do IEF, em Montes Claros, Raquel Oliveira Ferreira, quando a sociedade desperta para a responsabilidade da gestão participativa, como no caso dos conselhos consultivos, os ganhos são múltiplos e multilaterais. Os conselhos debatem e compartilham as ações das unidades de conservação: “Enquanto houver uma preocupação com o desenvolvimento sustentável, é importante o ‘envolvimento sustentável’ da sociedade com o ambiente. O Estado e a sociedade podem progredir muito na gestão participativa e com o prognóstico de resultados mais consistentes, reais e duradouros. Temos uma grande oportunidade.”, afirma Raquel.

Compõem o conselho, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas. Serão empossados conselheiros, entre titulares e suplentes, e os quatro presidentes do conselho que, por determinação legal, é o gerente da unidade de conservação.

Os conselheiros terão a missão de discutir os problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e do seu entorno. A criação do conselho consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal, responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade.

Parque Estadual de Serra Nova - Com área de cerca de 50 mil hectares, o parque está localizado em Rio Pardo de Minas, Mato Verde, Porteirinha, Riacho dos Machados e Seranópolis e abriga paisagens muito variadas apresentando os três biomas existentes em Minas: cerrado, mata atlântica e caatinga.  A unidade de conservação é marcada pela existência de várias nascentes, localizadas nas Serras Nova e Talhado, fundamentais para o abastecimento da população local.

Parque Estadual de Grão Mogol - A unidade de conservação está inserida, em sua maior extensão, na Serra Geral, que é conhecida por Serra da Bocaina e tem cerca de 33 mil hectares. O relevo é predominantemente montanhoso. O parque está situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, e os rios que cortam toda a área do parque são perenes, mesmo estando em uma região extremamente seca.

Parque Estadual da Lapa Grande - O parque tem área de sete mil hectares e está inserido na região de ocorrência de cerrado. Localiza-se na antiga Fazenda Lapa Grande, que abriga extenso patrimônio natural e arqueológico, formado por 58 grutas, com destaque para a Lapa Grande, que dá nome ao parque. A região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos.

Parque Estadual de Montezuma - O Parque está inserido na bacia do Rio Pardo, o maior curso d’água do extremo Norte do Estado, na divisa com a Bahia. Abriga o Ribeirão da Tábua, que é o principal curso d’água, um dos maiores formadores do Rio Pardo e manancial de fornecimento d'água para o município de Montezuma. A vegetação da área de planalto é de cerrado e campos de altitude. Nos vales, encontram-se áreas de transição entre o cerrado e a caatinga.

Cenira Araújo
Ascom/ Sisema