Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Gruta da Lapinha será reaberta no próximo dia 11

PDFImprimirE-mail

A partir desta segunda-feira (11), a Gruta da Lapinha, localizada no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, região Metropolitana de Belo Horizonte, será reaberta à visitação. A decisão foi do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, após visita ao local. A caverna, que está fechada desde maio do ano passado e passou por obras de reestruturação e melhoria na iluminação, deverá receber 1,5 mil turistas por mês.

A gruta da Lapinha integra o circuito turístico e ambiental do Projeto Rota Lund, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio do qual foram investidos cerca de R$ 500 mil, apenas em iluminação. Foram instaladas 30 novas luminárias nos seis salões principais da caverna e quatro conjuntos de amazon LEDs, que vão garantir a iluminação das escadas de acesso ao interior da área. Em todo o projeto, o Estado investiu cerca de R$ 2,5 milhões.

Para Magalhães, a nova iluminação vai proporcionar melhor contemplação da riqueza cárstica da gruta. “Essa tecnologia valoriza a observação dos espeleotemas, que são formações calcárias com depósitos minerais desenvolvidos ao longo dos séculos, decorrentes de gotejamento e infiltração de água por entre as rochas”, destaca o secretário.

Além de garantir beleza ao interior da caverna, o novo sistema de luzes é mais econômico e evita o aquecimento. “O aumento da temperatura, provocado por outro tipo de lâmpada, altera a proliferação de musgos e fungos na formação de cavernas. E, consequentemente, afeta as formações como estalactites e estalagmites”, explica Rogério Tavares, gerente do parque Estadual do Sumidouro.

A pedido do secretário, um pesquisador da Universidade Federal de Lavras (Ufla), especialista em bioespeleologia, fez um levantamento das espécies presentes na caverna após quase um ano e meio sem visitação. De acordo com Tavares, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) tem dados sobre as espécies cavernícolas encontradas na Lapinha na última década. “Esse levantamento nos dará informações para subsidiar um plano de gestão que irá orientar, inclusive, aspectos relacionados à proteção do visitante bem como desse ecossistema”, explica. Para Tavares essa medida objetiva a compatibilidade do uso turístico com a proteção ambiental.

Com a reabertura da caverna, as visitas serão realizadas das 9h às 16h, em grupos formados por 20 pessoas, sempre acompanhados de dois monitores capacitados por meio do projeto Desenvolvimento Sustentável no Entorno das Unidades de Conservação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3661-8671.

Inauguração oficial

Oficialmente, a gruta da Lapinha será inaugurada em julho de 2012, quando o centro receptivo Peter Lund, nome dado em homenagem ao paleontólogo dinamarquês Peter W. Lund, descobridor da região, ficará pronto. Essa infraestrutura fará do local um espaço de exposições de acervos arqueológicos, com auditório e outras atrações turísticas.

Além da Lapinha, compõem circuito turístico e ambiental do projeto Rota Lund a gruta de Maquiné, localizada, no município de Cordisburgo, e o receptivo turístico da gruta Rei do Mato, na cidade de Sete Lagoas, ambos na Grande BH.  Juntas essas duas grutas recebem, anualmente, cerca de 60 mil visitantes.

Ana Carolina Seleme
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades