Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Zona da Mata discute educação ambiental no VI FOREA

PDFImprimirE-mail

Cerca de 500 pessoas participaram da abertura do VI Fórum Regional de Educação Ambiental (FOREA), nesta quarta-feira (15), no Poliesportivo Públio Nolasco, em Manhumirim, região da zona da mata mineira. Com o tema “Brigadeiro-Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”, o evento acontece até o dia 17 de junho e tem como objetivo repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas Gerais. 

Na solenidade de abertura, o Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Henrique Lio Horta, ressaltou a importância da educação ambiental, que pode formar cidadãos mais conscientes, mudar comportamentos e atitudes, ampliar visões e tornar as pessoas mais exigentes.  

“Dentro desta perspectiva, o FOREA transformou-se numa das mais bem-sucedidas mobilizações para o Estado de Minas Gerais”, afirmou. O secretário adjunto também pontuou as ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para preservação e conservação ambiental. “Para a sociedade enfrentar grandes desafios, como a questão ambiental, é preciso que haja coordenação de esforços, ou seja, é necessária a atuação do governo, para a construção de uma sociedade melhor”. 

Homenageados

Durante a cerimônia, ocorreu também a entrega das placas, dos diplomas e medalhas de mérito ambiental às pessoas e instituições que se destacaram pelos relevantes serviços desenvolvidos em prol do meio ambiente na região. Foram homenageados: o gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Renato Gomes, a professora da Escola Estadual Santo Agostinho de São Francisco do Glória, Maria Aparecida da Silva Ricardo, a empresa Anglo American, a Cooperativa Aguapé, a Organização Não-Governamental (ONG) Força Verde, o biólogo da empresa Preserv Projetos e Sustentabilidade LTDA, Carlos Heinisch, e o engenheiro florestal, José Carlos Carvalho.

Na programação do IV FOREA ainda estão incluídos ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais. No último dia de evento será elaborado o documento final com representantes dos municípios e coordenação técnica do Fórum. Além disso, será definido o município sede do próximo FOREA.

O VI FOREA é organizado pelo IEF, órgão que compõe o Sisema, em parceria com a Prefeitura Municipal de Manhumirim, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Superintendência Regional de Ensino de Carangola, Organização Não-Governamental (ONG) Ambiente Brasil Centro de Estudos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Zona da Mata e o Instituto Chico Mendes – Parque Nacional do Caparaó.

 Cenira Araújo
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades