Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Secretário de Meio Ambiente participa do lançamento da biografia de Peter Lund

PDFImprimirE-mail

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participou na manhã desta quarta-feira (15), na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, do lançamento do livro “P. W. Lund e as grutas com ossos em Lagoa Santa”.
O livro, escrito por Brigitte Holten e Michael Sterll é uma biografia do dinamarquês Peter Wilhelm Lund, considerado o pai da paleontologia do Brasil. Nele é possível encontrar perspectivas de importantes momentos históricos da Dinamarca e do Brasil, além de histórias da vida do dinamarquês em Lagoa Santa.
Para o professor e curador de Paleontologia do Museu de História Natural da PUC Minas, Cástor Cartelle, o livro é um ícone na história de Minas Gerais e do mundo. “Depois de 30 anos de trabalho no mesmo afazer de Lund é uma alegria ver um ícone de grande importância ter uma biografia. Cultura, ciência, passado e presente estão irmanados em uma biografia fabulosa”, ressaltou.
Peter Lund foi o primeiro paleontólogo no Brasil, responsável por fazer da região cárstica de Lagoa Santa o berço mundial da ciência da ecologia vegetal e referência americana da arqueologia, paleontologia e espeleologia.
Rota Lund

A Rota Lund é um projeto de caráter educativo e científico, que busca o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade. Para implementação da rota estão sendo construídos centros receptivos nas três grutas envolvidas no Projeto: Gruta da Lapinha (Lagoa Santa), de Maquiné (Cordisburgo) e Rei do Mato (Sete Lagoas).
O roteiro turístico previsto no Projeto Rota Lund integra o Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro e as grutas de Maquiné, da Lapinha e do Rei do Mato. A rota começa no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e vai até a Gruta de Maquiné, no município de Cordisburgo, região Central do Estado, ao longo de 120 quilômetros.

 

Ascom/Sisema
Milene Duque

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades