RPPN Darcet Batalha desenvolve curso para formação de brigadistas voluntários

A Coordenação Regional de Carangola e o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – PREVINCENDIO realizaram entre os dias 17 e 19 de maio o Curso de Formação de Brigada para Prevenção e Combate a Incêndio Florestais na Unidade de Conservação Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Darcet Batalha, no município de Tombos. O objetivo principal do curso era sensibilizar a comunidade que vive no entorno da Unidade, tornando-os parceiros da região e qualificando os voluntários escritos como brigadistas de incêndio.

O curso reuniu 40 pessoas representando várias entidades locais, que receberam instruções sobre o comportamento do fogo, tipos de incêndios florestais, estratégias de combate a incêndios florestais, segurança nas operações de combate a incêndios florestais, além de uma prática de combate a queimada e extinção ao incêndio em culturas agrícolas.

Para o SubTenente Márcio Soares, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros de Itabira, o evento foi bem proveitoso. “O pessoal que participou é bem tranqüilo, receptivo, empenhado e interessado. A preocupação da população com a área é muito grande” ressaltou o SubTenenete, um dos instrutores do curso.

Segundo 1º Sargento Valdemir Mello Martins, chefe da instrução do Tiro de Guerra de Carangola, que participou das atividades, o curso ensinou muito, pois possibilitou conhecer os objetivos gerais, as responsabilidades e o comportamento de um brigadista diante de um incêndio florestal.

A procura para o curso foi bem grande, ao ponto do número de inscrições subir de 30 para 40 por conta da grande demanda. O sucesso já faz a organização começar a pensar em uma segunda oportunidade do mesmo na RPPN Darcet Batalha.

Rafael Araújo
Ascom / Sisema