Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comunidade discute conservação do Parque Estadual de Lapa Grande

PDFImprimirE-mail


Na parte da manhã, oficinas levarão os participantes a levantar propostas de ações relacionadas à conservação do Parque. À tarde, serão realizadas atividades de diagnóstico dos projetos desenvolvidos na unidade de conservação e seu entorno: meios biótico e abiótico, arqueologia e espeleologia, uso público e aspectos socioeconômicos.

A gerente do Parque, Aneliza de Almeida Miranda, explica que participarão do evento entidades e organizações que já desenvolvem no Parque atividades  relacionadas ao envolvimento de instituições de ensino, produção de conhecimento e desenvolvimento social. “O Workshop foi formatado em eventos anteriores, como o Encontro de Mobilização, realizado em março, que serviu para mobilizar o público das instituições e organizações envolvidas”, afirma.

Segundo Aneliza Miranda, o encontro tem como objetivo construir diretrizes e delinear ações relacionadas à pesquisa científica, ao uso público do Parque, educação ambiental e extensão florestal. “A intenção é unificar, ampliar e melhorar iniciativas isoladas realizadas por diferentes segmentos mas que têm o mesmo objetivo, que é garantir a conservação da unidade de conservação e o desenvolvimento do entorno”, afirma.

O Parque

O Parque Estadual da Lapa Grande  foi criado em janeiro de 2006 pelo Decreto Estadual nº 44.204. Os 7,6 mil hectares da unidade protegem um dos mais importantes patrimônios natural, cultural e histórico de Minas Gerais, abrigando cerca de 50 grutas e vasto acervo arqueológico. A área região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros.

A unidade de conservação está inserida na zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, apresentando ainda remanescentes de mata seca. Entre as espécies encontradas no local podem ser citados o Ipê Tabaco, o Pequi, a Aroeira e a Sucupira Branca. A rica vegetação, aliada à existência dos abrigos rochosos, propicia a presença de animais de grande importância, entre eles espécies ameaçadas de extinção, como o Tamanduá-Mirim e a Onça Parda.

Workshop ‘Parque Estadual da Lapa Grande: Conservação e Desenvolvimento do seu Entorno’
Data: 29 de abril de 2011
Horário: 08 às 17 horas
Local: Parque Estadual da Lapa Grande, Montes Claros
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades