Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Empreendimentos são vistoriados em operação de fiscalização

PDFImprimirE-mail

Foram detectadas seis infrações, sendo que destes quatro atividades foram suspensas por infringirem a legislação ambiental. De 13 a 14 de abril, quarta e quinta-feira, foram aplicadas mais de 10 mil reais em multas. 55 estéreis de lenha nativa foram apreendidos e dois empreendimentos rurais embargados.

Os principais problemas detectados continuam sendo a produção de carvão com utilização de mata nativa, desmatamentos não autorizados e intervenções em áreas de preservação permanente. O coordenador técnico da operação, técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alessandro Albino Fontes, faz uma análise positiva das ações, “já superamos o número de pontos que esperávamos fiscalizar”, ressalta Fontes.

A ação faz parte das atividades da Subsecretaria de Controle Fiscalização Ambiental Integrada (Sucfis) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e conta com cerca de 20 pessoas entre técnicos e policiais. A base da operação fica no município de Santa Bárbara.

O objetivo principal da operação é coibir desmatamentos ilegais e verificar a regularidade das atividades de mineração na região. Durante o trabalho os técnicos fazem um levantamento das atividades desenvolvidas na região além de buscarem pontos de desmate não autorizados para aplicação da legislação ambiental.

Renata Fernandes
Assessoria de Comunicação Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades