Fiscalização suspende atividades irregulares na Serra do Gandarela

Em dois dias de atuação na região da Serra do Gandarela a operação de fiscalização ambiental integrada já realizou 21 fiscalizações. Equipes com técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito (PMMA) fiscalizam empreendimentos nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Luzia, Caeté e Rio Acima, com foco principal em áreas de desmate.

Foram detectadas seis infrações, sendo que destes quatro atividades foram suspensas por infringirem a legislação ambiental. Entre as apreensões estão três pássaros, 17 estéreis de lenha nativa e outros 420 kg de carvão nativo. Fora as infrações que serão autuadas posteriormente já foram aplicados mais de 3 mil reais em multas.

Os principais problemas detectados foram produção de carvão com utilização de mata nativa, desmatamentos não autorizados e intervenções em áreas de preservação permanente. O coordenador técnico da operação, técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alessandro Albino Fontes, considera que “a operação está atendendo às expectativas e esperamos concluir todas demandas previstas até o dia 15, quando encerramos as ações”.

A ação faz parte das atividades da Subsecretaria de Controle Fiscalização Ambiental Integrada (Sufai) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e conta com cerca de 20 pessoas entre técnicos e policiais. A base da operação fica no município de Santa Bárbara.

O objetivo principal da operação é coibir desmatamentos ilegais e verificar a regularidade das atividades de mineração na região. Durante o trabalho os técnicos fazem um levantamento das atividades desenvolvidas na região além de buscarem pontos de desmate não autorizados para aplicação da legislação ambiental.

Serra do Gandarela

A Serra do Gandarela está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, ligada ao vetor sul e forma um corredor ecológico junto com o Caraça. A vegetação predominante é a Mata Atlântica com alto potencial de fauna e flora. A serra funciona como um divisor de águas entre as bacias do Rio Doce e São Francisco.

Renata Fernandes
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos