Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fiscalização ambiental atua na região da Serra do Gandarela

PDFImprimirE-mail

Teve início nesta segunda-feira (11) operação de fiscalização ambiental nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Luzia, Caeté e Rio Acima. Durante toda esta semana cinco equipes com técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito (PMMA) irão fiscalizar empreendimentos em busca de irregularidades no uso dos recursos naturais.

O objetivo principal da operação é coibir desmatamentos ilegais e verificar a regularidade das atividades de mineração localizadas na região. Durante o trabalho os técnicos farão um levantamento das atividades desenvolvidas na região além de buscar pontos de desmate não autorizados para aplicação da legislação ambiental.

A ação faz parte das atividades da Subsecretaria de Controle Fiscalização Ambiental  Integrada da Semad e reúne cerca de 20 pessoas entre técnicos e policiais. A base da operação ficará no município de Santa Bárbara.

A Serra do Gandarela está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, ligada ao vetor sul e forma um corredor ecológico junto com a Serra do Caraça. A vegetação predominante é a Mata Atlântica com grande diversidade de fauna e flora. A serra funciona como um divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Doce e São Francisco.

Renata Fernandes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades