Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Semad realiza dia de campo para prevenção a incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizará, no dia 09 de abril, um dia de campo para prevenção de incêndios florestais em Tabuleiro, distrito de Conceição do Mato Dentro. Durante todo o dia, os técnicos que desenvolvem o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) repassarão informações e orientações a moradores, estudantes e proprietários rurais para evitar o uso do fogo para limpeza de áreas.  

O dia de campo terá início às 8 horas com uma caminhada ecológica dos alunos que também assistirão palestras sobre temas relacionados a manutenção de reserva legal e das áreas de preservação permanente nas propriedades rurais, o uso correto do fogo e dicas sobre turismo ecológico. No final do dia, serão realizadas demonstrações de técnicas de combate a incêndios florestais.  

A atividade faz parte da programação anual de orientação às comunidades que vivem no entorno das unidades de conservação estaduais para prevenção de incêndios florestais nas áreas protegidas do Estado. Na região de Tabuleiro está localizado o Parque Estadual da Serra do Intendente que é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A unidade de conservação possui 13,5 mil hectares e abriga importantes remanescentes de campos rupestres, além da cachoeira do Tabuleiro, a maior do estado com 273 metros de altura. 

Cordisburgo 

No dia 13 de abril, a partir de 13 horas, será realizado um dia de campo no distrito na Fazenda Tapera, no distrito de Cuba, no município de Cordisburgo. Além de demonstrações sobre ações e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, serão realizadas palestras enfocando os programas para conservação da biodiversidade em Minas Gerais, como o programa Bolsa Verde, que dá ncentivos financeiros aos proprietários rurais que preservam a vegetação nativa em sua propriedade.  

O trabalho em Cordisburgo terá início às 13 horas. No município está localizado o Monumento Natural Estadual Peter Lund que abriga a gruta de Maquiné, além de importantes remanescentes dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Rafael Araújo / Emerson Gomes
Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades