Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF apresenta projeto que regulamenta prática do montanhismo e escalada no Parque Estadual do Sumidouro

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Associação Mineira de Escalada (Ame) realizaram na noite desta quarta-feira (06) Ato de Oficialização da Prática Regulamentada da Escalada no Parque Estadual do Sumidouro (PESU). O objetivo foi reunir esportistas e interessados na prática do montanhismo e escaladas para apresentação do projeto piloto que será desenvolvido no PESU. As primeiras escaladas estão agendadas para 22 de maio. 

Ficou acertado um projeto de abertura do PESU para práticas de montanhismo e escalada por um período experimental de até seis meses. O diretor de Áreas Protegidas do IEF, Ronaldo Magalhães, explicou que “ainda é uma prática nova para o Estado, esta experiência pode ser o início de novas possibilidades de esportes de aventuras neste e nos demais parques do IEF, estamos vivenciando um marco histórico para as Unidades de Conservação (UCs) de Minas”. 

Para abertura do parque para a prática desse esporte foi montado um grupo de trabalho com membros do IEF, da Ame, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de organizações como o Grupo Bambuí que trabalha com pesquisas espeleológicas. Foram quase dois anos de trabalho até a definição das trilhas de escaladas e das regras para conciliar o esporte com a preservação e conservação do parque. 

O gerente do PESU, Rogério Tavares, apresentou o parque mostrando sua riqueza ambiental e cultural, com destaque para o patrimônio espeleológico e arqueológico que são focos da preservação desta UC. 

O Grupo Bambuí ajudou na compatibilização da prática da escalada com a preservação do patrimônio espeleológico. A representante do Grupo, Luciana Alt, chamou atenção para o grande número de cavidades encontradas durante as pesquisas. 

O presidente da Ame, Luiz Monteiro, ressaltou a preocupação da associação com a preservação ambiental. A entidade foi criada em 2001 e conta com 70 sócios e 375 associados. “Assinamos um termo de cooperação técnica em 2010 e estávamos com grandes expectativas para a abertura do parque à prática da escalada”, ressaltou Monteiro. 

Escaladas 

Os esportistas que quiserem usufruir do PESU para prática da escalada têm algumas regras a seguir: O parque só estará aberto a esta atividade aos domingos, a entrada para escalada será das 9h às 13h e a saída às 16h45. A capacidade será de 40 escaladorores por dia. Todos deverão se apresentar na portaria do Parque onde receberão todas as instruções quanto à prática do esporte e às regras do parque. 

Parque Estadual do Sumidouro  

O PESU está localizado na região de Lagoa Santa, a cerca de 50 Km de Belo Horizonte. A unidade de conservação foi criada na década de 1980, pelo Decreto 20.375, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente da região. A vegetação é composta de mata de galeria, cerrado e vegetação rupícola. A flora é formada por espécies como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, aroeirinha, jatobá do campo, gabiroba, manjoba, mutamba, faveiro dentre outros. 

Patrimônio Natural 

Com uma área total de mil e trezentos hectares, o PESU está inserido na região do carste Lagoa Santa. Possui relevo formado por rochas carbonáticas e com propensões a processos de dissolução em contato com a água. Essas rochas formaram, ao longo de milhões de anos, as cavernas com seus espeleotemas, as surgências e sumidouros, funcionando como uma esponja que é capaz de absorver e drenar a água para córregos e a lagoa denominada de Lagoa do Sumidouro. 

Dentre os atrativos turísticos, destacam-se as 52 cavernas cadastradas e cerca de 170 sítios arqueológicos históricos e pré-históricos. Destaca-se também o Poço Azul, uma surgência às margens do rio das Velhas que forma um poço de coloração azulada magnífica e encanta os olhos dos visitantes. 

A fauna é igualmente rica e nela encontram-se mico estrela, raposa, tatu galinha, tatu peba, coelho, gambá, veado catingueiro, gato do mato, lontra, tamanduá colete, os répteis jibóia, cascavel, jararaca e as aves codorna, garcinha, biguá, urubu, gavião, irerê, seriema, rolinha, beija-flor, andorinha, pica pau branco, são algumas das espécies representantes desta região. 

História pra contar 

Foi neste tipo de relevo formado por rochas carbonáticas e com propensões a processos de dissolução em contato com a água, que se formaram, ao longo de milhões de anos, as cavernas com seus espeleotemas, as surgências e sumidouros, funcionando como uma esponja que é capaz de absorver e drenar a água para córregos e a lagoa denominada de Lagoa do Sumidouro.  

Com aproximadamente 15 Km de perímetro no período de cheias, foi local de abrigo e sobrevivência do Homem de Lagoa Santa, denominação dada por Peter Lund aos humanos que ali viveram há mais de 10.000 anos e que deixaram no abrigo do Sumidouro suas marcas através das pinturas rupestres.  

Neste local, o pesquisador dinamarquês encontrou evidências da coexistência do homem com a fauna extinta, fato que contribuiu para o surgimento do pensamento evolucionista através de citações de Charles Darwin no livro “A Origem das Espécies” (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), em que discutia  a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. 

Infraestrutura:

Denominado de "Parque da Memória", o PESU foi recentemente inaugurado para visitação e possui trilhas interpretativas que abordam diversos aspectos da Unidade de Conservação, com destaque para os Circuitos Sumidouro e Lapinha, bem como a Travessia que une os 02 circuitos, possuindo 3,5 Km de extensão e passa pelo Cruzeiro da Lapinha, mirante onde se vê a Serra do Cipó, a Serra da Piedade, a Serra do Curral, o Aeroporto Internacional e a ocupação norte metropolitana de Belo Horizonte.

Visitação:
As visitas acontecem junto aos guias e devem ser agendadas.
Horário de visitação: terça a domingo de 9 às 16:30 horas
Telefones: 3661-8671 / 3661-8165

Renata Fernandes
Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades