Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual na Zona da Mata oferece opção de carnaval em meio à natureza

PDFImprimirE-mail

Considerado a principal atração turística da região, o Parque Estadual do Ibitipoca, localizado a 241 km de Belo Horizonte, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, é uma excelente opção para quem quer curtir o carnaval longe da agitação das cidades.

O número de turistas está limitado a 300 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, e 800  nos sábados, domingos e feriados. A área de camping tem possibilidade de receber dez barracas (30 pessoas) de segunda a sexta. Nos sábados, domingos e feriados o limite é 15 barracas (45 pessoas). Para entrada no parque é cobrado o valor de R$ 15 por pessoa. Para acampar o valor é de R$ 30 por pessoa/dia. Menores de cinco anos e maiores de 65 anos não pagam. Os estudantes com carteirinha pagam metade do valor. O parque funciona das 7h às 17h. O turista que optar pelo acampamento deve permanecer nas dependências do parque após as 17h00. 

De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental do Parque, Rosemeire Velcavelo, o Ibitipoca está preparado para receber os turistas neste carnaval. Com uma infraestrutura de apoio aos visitantes, o parque conta com alojamentos, restaurante, lanchonete, centro de visitantes e área de camping. Apesar das vagas para o alojamento já estarem esgotadas para o Carnaval 2011, o turista pode utilizar a área de camping do Parque, que não precisa de agendamento prévio e é ocupada por ordem de chegada.

No período do carnaval não haverá programação para trilhas guiadas, mas o turista pode contratar, em Conceição do Ibitipoca, um condutor credenciado pelo IEF para a realização de trilhas e passeios no interior da unidade de conservação. “Pedimos aos turistas para ficarem atentos às normas do parque e ao tipo de calçado e roupa para a realização das trilhas”, observa Rosemeire Velcavelo.

No domingo de Carnaval, dia 6 de março, os turistas serão recebidos por uma equipe de educadores ambientais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a programação especial “Faça Arte no Parque”. Na parte da tarde o turista contará também com um professor de educação física e com oficinas de arte para crianças e adultos. Os melhores trabalhos serão premiados.

O Parque Estadual do Ibitipoca é a Unidade de Conservação (UC) mais visitada do Estado e uma das mais conhecidas do Brasil. Os turistas são atraídos pela beleza natural da unidade de conservação, que abriga mirantes, grutas, praias, piscinas naturais formadas pelos rios do Salto e Vermelho e pelo córrego do Monjolinho, além de picos como o do Pião e belíssimas cachoeiras.

Vila - A Vila de Conceição do Ibitipoca fica a 3 km do parque estadual. A região foi descoberta pelos bandeirantes do século XVII e foi uma das primeiras vilas de Minas Gerais. No início do século XVIII parte dos moradores foi para Vila Rica em busca do Ouro. A vila é também uma boa opção de passeio para quem visita o parque.

Mais informações no site: www.ief.mg.gov.br  no Menu “Áreas Protegidas”.

Milene Duque Estrada
Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades