Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Minas é pioneiro na implantação de florestas modelo no Brasil

PDFImprimirE-mail

Minas Gerais manteve a preponderância nacional na implantação de florestas modelo em 2010. Embora, a representação oficial do Brasil junto à Rede Ibero-Americana de Bosques Modelo tenha passado ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Estado permanece como o único do País a possuir projetos na área, tendo dois já implantados: o do Cerrado e o da Mata Atlântica. 

Em reunião da Rede Iberoamericana de Bosques Modelos realizada no dia 19 de novembro de 2010 na cidade de Pereira, Colômbia, foi aprovada uma moção de reconhecimento da excelência do trabalho realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) desenvolvido nas Florestas Modelo de Pandeiros e da Mata Atlântica. O reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido em Minas foi atestado pela visita do representante da Rede Internacional de Bosques Modelo, o canadenses Richard Verbinsky, e do integrante da Rede Iberoamericana, o costariquenho Fernando Carrera, a Floresta Modelo do Pandeiros, em agosto de 2010.  

A visita foi posterior à realização do Seminário 'Conhecendo Florestas Modelo' e a reunião das Redes Internacional e Iberoamericana de Florestas Modelo ao Brasil em são Lourenço no Sul do Estado. Na oportunidade, 33 representantes de 15 países das três Américas, Caribe, África e Europa conheceram o trabalho que vem sendo realizado com o apoio do IEF para estimular a conservação e uso sustentável dos recursos naturais na região sul do Estado, que está inserida na Floresta Modelo da Mata Atlântica. 

Em ofício enviado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o presidente de Rede Iberoamericana de Bosques Modelo, Ronnie de Camino Veloso, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Minas Gerais com apoio da Rede. “Os integrantes da Rede tomaram conhecimento da conclusão, por parte do IEF, do convênio de suporte às políticas de desenvolvimento sustentável praticadas nas duas Florestas estabelecidas. e reconhecem a excelência dos trabalhos que são desenvolvidos para a consolidação das Florestas Modelo Pandeiros e Mata Atlântica”, destacou. 

Na reunião em São Lourenço, foi aprovada a transferência da representação no diretório da Rede ao Governo Federal que já apresentou a proposta de criação de uma floresta modelo no acre. “A medida foi uma correção que já deveria ter acontecido e Minas Gerais, que iniciou o trabalho com bosques modelo no país, manterá seu assento como gestor das florestas existentes", afirma o analista ambiental do IEF e representante de Minas Gerais na Rede, José Medina da Fonseca. 

As florestas, ou bosques, modelo têm a finalidade de promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos florestais, incentivando as comunidades locais ao uso sustentável desses recursos, desenvolvendo atividades produtivas, educativas e de pesquisa. O modelo surgiu no Canadá na década de 1990 e foi trazido ao Brasil em 2005 quando Minas Gerais teve os bosques de Pandeiros e da Mata Atlântica  reconhecidas pela Rede Iberoamericana que reúne, atualmente, 13 países da América Latina, Caribe e a Espanha. Em todo mundo, existem 60 florestas modelo em 30 países.

Cerrado

Na região do Rio Pandeiros, situada no norte de Minas, as comunidades vem recebendo treinamento, equipamentos, insumos e assistência técnica para o desenvolvimento de atividades que já diminuíram a pressão sobre as florestas locais para produção de carvão. O gerente do Bosque Modelo do Pandeiros, Kolbe Soares, observa que desde a implantação do programa de desenvolvimento sustentável do Pandeiros, que foi o embrião para sua transformação em floresta modelo, o desmatamento ilegal na região foi praticamente eliminado.  

"Um dos mecanismos adotados pelo IEF é o estimulo ao plantio de eucaliptos em áreas já desmatadas, gerando trabalho e renda para a população e reduzindo a demanda por madeira, lenha e carvão vegetal", destaca. Em janeiro de 2011, Kolbe Soares participou de um curso na Costa Rica sobre agroecologia, florestas e biodiversidade promovido pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie), entidade ligada a formação de pessoas que trabalham com a gestão de florestas modelo em toda a América Latina. 

Mata Atlântica 

No Bosque Modelo da Mata Atlântica, as atividades tiveram início na Floresta Estadual de Uaimií, em Ouro Preto, e foram ampliadas para outros locais de ocorrência do bioma. É o caso de atividades desenvolvidas no sul do Estado, onde o IEF, por meio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), tem realizado experiências importantes como o pagamento a proprietários rurais que conservem suas florestas. 

Um dos locais é a região do município de Baependi, localizado na região da Serra da Mantiqueira, no Sul do Estado, onde existem três importantes unidades de conservação: o Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Parque Federal do Itatiaia e a Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira. O IEF vem desenvolvendo um trabalho de fortalecimento das unidades de conservação e de implantação de ações de proteção ambiental, no qual as comunidades locais têm participação essencial. 

Um dos principais parceiros na região é a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amanhagua que desenvolve, desde 2001, atividades que estimulam a busca de alternativas econômicas sustentáveis junto às populações rurais. Atualmente com 250 associados, a Amanhagua atua em 16 municípios da região. Desde 2007, foram recuperados cerca de 2,9 mil hectares de áreas de florestas em cerca de 240 áreas utilizando cerca de 2,3 milhões de mudas produzidas nos viveiros familiares implantados na região. Outros 650 hectares são utilizados para plantio das florestas de produção, especialmente de espécies como candeia e eucalipto. 

Na região sul de Minas foi implantado o projeto piloto de pagamento incentivo financeiro aos produtores rurais que conservam matas nativas em suas propriedades. Em 2010, cerca de R$ 270 mil foram destinados ao pagamento de 93 proprietários rurais da região. A iniciativa inspirou para a Lei da Bolsa Verde, aprovada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em 2008.

Fonte: Ascom / Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades