Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Turistas adotam Parque Estadual da Serra do Brigadeiro como destino

PDFImprimirE-mail

O numero de visitantes no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro em janeiro de 2011 foi de 1.692, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando 880 turistas puderam conhecer os diversos atrativos naturais da área preservada.

Em setembro de 2010, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) concluiu a pavimentação com bloquetes, em trechos mais íngremes, em 21,7 quilômetros  dos 42 quilômetros da estrada que corta o parque no sentido leste-oeste e liga os municípios de Araponga e Fervedouro, na Zona da Mata mineira. O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões. 

“Certamente que esta obra de melhoria no acesso ao parque contribuiu com o aumento do número de visitantes e satisfação dos usuários que buscam contemplar a natureza e tomar banho de cachoeira”, declara o gerente da unidade de conservação, José Roberto Mendes de Oliveira. “Somente na estrada, no primeiro mês de 2011, registramos a movimentação de quase quatro mil pessoas, para chegarem às cachoeiras próximas ao parque”, completa o gerente. 

Aberto ao público desde 2005, o parque trabalha prioritariamente com visitas agendadas e guiadas, com um publico estudantil e acadêmico , educadores  que buscam ampliar os conhecimentos dos alunos com aulas de campo, palestras e seminários no parque. 

Desde 2006, a visitação no parque tem aumentado de forma constante.  Em relação ao ano de 2010, houve um aumento de 64% no número de turistas que estiveram no parque, no acumulado do ano. Em 2006 foram 4.234 visitantes e no ano passado  6.940 pessoas passaram o dia no parque. A visitação, nos últimos cinco anos, ficou concentrada no período seco, com destaque para o mês de julho, época de férias escolares. 

O parque conta com centro de visitantes, com sala de exposição, biblioteca e auditório para 50 pessoas, alojamento para pesquisadores e laboratório e portarias nas porções Oeste e Leste.  

Mais investimentos 

De acordo com o Plano de Manejo, outras intervenções estão programadas, desta vez no interior do parque, e que vão ampliar a capacidade de recepção da unidade. Entre elas, encontra-se a restauração da  sede da Fazenda do Brigadeiro, construção   de portaria, casa de funcionário, implantação de trilhas, sinalização, com investimentos previstos de R$ 2 milhões.  

“Essas obras estão previstas para a porção Norte e Central do parque. “Esperamos que esta iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), somada à participação das comunidades e sociedade organizadas por meio do Conselho Consultivo, contribuam para proteger o patrimônio natural e histórico parque.  As obras no norte do parque vão garantir não apenas a proteção do casarão, patrimônio histórico do município de Araponga mas também a proteção  da maior população de muriquis, que hoje se concentra  nesta área”, explica Oliveira. 

 Entusiasmado com a presença crescente de turistas na unidade de conservação, que está sendo descoberto por grupos organizados de caminhantes, cavalgadas ecológicas, passeio de bike e outros eventos, o gerente José Roberto informa que  o projeto de turismo de base comunitária implantado no entorno da UC, está contribuindo para a renda das famílias moradoras do entorno.  

Já existe uma associação de condutores na região e a proposta é capacitar os condutores e estabelecer uma parceria com as seis pousadas do entorno do parque para fomentar o turismo. Outra parceria proposta pelo parque envolve as prefeituras dos oito municípios onde se localiza a unidade de conservação. Atualmente, a prefeitura de Miradouro cede um funcionário que trabalha como guarda-parque. Oliveira quer a parceria ampliada para os municípios de Araponga, Fervedouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.  

Inserido em dois Circuitos Turísticos, o Serras de Minas e Serra do Brigadeiro, o parque é um atrativo turístico valioso, com seus picos, trilhas e cachoeiras.

A Serra possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas dos rios Doce e Paraíba do Sul. Com área de 14.984 hectares onde predominam a Mata Atlântica, o parque se  estende por montanhas, vales, chapadas e encostas da porção Norte da Serra da Mantiqueira.

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades