Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Apa das Águas Vertentes comemora 13 anos

PDFImprimirE-mail

A Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes, localizada na região do Alto Jequitinhonha, completa, no dia 21 de janeiro, 13 anos de criação. A APA é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e tem como objetivo proteger águas superficiais e subterrâneas, os solos, a fauna e flora, promover o ecoturismo, estimular e implantar programas de Educação Ambiental na região.

Durante todo o ano de 2011, a unidade de conservação realizará atividades comemorativas e de recuperação ambiental. Já estão programados atividades na Semana do Ruralista em Serra Azul de Minas, eventos diversos de Educação Ambiental em escolas e instituições inseridas na área, comemoração do dia Mundial da Água, blitz de mobilização durante os dias de Carnaval nos pontos turísticos mais visitados, entre outras atividades que ajudam na utilização sustentável dos recursos da Unidade.

Também serão realizados um projeto de proteção da Várzea do Lajeado e um curso de formação de brigadistas voluntários, ambos localizados em Milho Verde, distrito de Serro. De acordo com o gerente da APA, Alex Amaral, a unidade de conservação tem conseguido conciliar o desenvolvimento com o uso adequado dos recursos naturais. “Conseguimos levar as comunidades a participarem de forma efetiva das ações ambientais desenvolvidas na região”, ressalta.

A unidade

A APA Águas das Vertentes Unidade está localizada no Alto Jequitinhonha, inserida nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, possuindo belezas únicas. A fauna é rica e importantes espécies como onças, tatus, veados e jacarés são encontrados no local. Os principais pontos turísticos da Área são as comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras com suas cachoeiras e manifestações culturais que são bem evidenciadas. A região é um vertedouro natural de água para os rios Jequitinhonha e Doce, encontrando-se lá as nascentes de importantes afluentes como os rios Araçuaí, Vermelho (Suaçuí), Guanhães, Capivari, Preto do Itambé e do Peixe, entre outros.

Com uma área de aproximadamente 76 mil hectares, o perímetro da APA foi definido levando-se em consideração um entorno de cerca de 10 quilômetros do Parque Estadual do Pico do Itambé, distribuídos em sete municípios, sendo eles: Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. A cada dia, a Área vem se estruturando, formando sua identidade e adquirindo a participação das comunidades inseridas na Unidade.

No último ano, foi criado o Conselho Consultivo da APA, com representantes dos sete municípios. Alex Amaral, ressalta que o Conselho é um importante ponto de apoio para as decisões dentro da APA. “Como o conselho é formado por instituições que estão inseridas, em sua maioria, nas próprias comunidades, isso leva a uma participação da população de um modo geral”, destaca.

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades