Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Estação ecológica faz balanço de atividades

PDFImprimirE-mail

No ano de 2010, a Estação Ecológica Água Limpa promoveu cursos, realizou pesquisas científicas e, com as oficinas de interpretação ambiental, proporcionou maior ligação entre a sociedade e a natureza.

Durante o ano, a Unidade de Conservação (UC) realizou oficinas de interpretação ambiental como Circuito das Árvores, Pintura Orgânica, Quinta na Estação, Sentidos, Ser da Floresta e Trilha do Tempo. De acordo com o gerente da Estação, Felipe Eugênio Parizzi, todas as oficinas têm o intuito de promover a harmonia entre os participantes e o meio ambiente e estimular a construção de uma sociedade mais solidária e com o espírito de fraternidade.

Através do programa de proteção e fiscalização da Unidade, foram realizados trabalhos de conscientização com a comunidade que reside no entorno da Estação. Houve a manutenção de cercas e aceiros, além de rondas semanais em toda a área da UC. E, também, o desenvolvimento de mapas com pontos estratégicos para prevenção e combate a incêndios florestais, realizados pela equipe do Previncêndio e da Estação.

O Programa de Educação e Interpretação Ambiental – Brincando com coisa séria tem o objetivo de sensibilizar a sociedade do entorno da Unidade contribuindo para a sustentabilidade local e auxiliando na formação de cidadãos responsáveis. Com o programa, a Estação Ecológica recebeu escolas e instituições que conheceram melhor o local. Foram 4083 visitas pré-agendadas, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

A Unidade de Conservação participou de diversas atividades externas, demonstrando o bom relacionamento com a comunidade. A Comemoração da Semana da Água, da Semana do Meio Ambiente, da Semana Florestal e o Diálogo de Responsabilidade Ambiental atingiram um público externo de mais de 2.500 pessoas. E mantém, ainda, um constante contato com instituições de ensino superior e estudantes universitários para atrair pesquisadores e propor o desenvolvimento de pesquisas prioritárias na EEAL.

A Estação Ecológica de Água Limpa fecha o ano de 2010 com um total de 13.871 visitas, e atingindo o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade politicamente participativa e ecologicamente correta.

O Fator de Qualidade da Estação, estabelecido pela Deliberação Normativa Copam nº 86, tem como finalidade avaliar qualitativamente o funcionamento das UCs por meio de parâmetros e procedimentos relacionados à gestão. Quanto mais próximo de dez décimos, maior o ICMS ecológico recebido. No último ano, a EEAL atingiu um fator de oito décimos.

A Estação Ecológica Água Limpa (EEAL) foi criada em 27 de setembro de 1994, na cidade de Cataguases. É uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. A Estação é aberta à visitação quando se trata de caráter educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.


Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades