Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Governador Antonio Anastasia anuncia o novo secretariado do Estado de Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

 

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (29/12), no Palácio Tiradentes, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais.

Foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.

Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayete Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esporte e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).

Quatro secretários serão mantidos nas suas respectivas pastas. São eles: Antônio Jorge Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Educação.

Além das secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.

No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.

Para a Secretaria Geral do Governo segue Gustavo Magalhães e na Advocacia geral do estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.

No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabine Militar permanece o coronel Luiz Carlos Martins.

O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.

O governador Antonio Anastasia também anunciou que o deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Natural de Uberlândia, foi eleito para o seu quarto mandato.

 

Meio ambiente

Adriano Magalhães Chaves ocupa atualmente a presidência do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). Engenheiro eletricista, é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.

Ex-assessor do governador do Estado de Minas Gerais, buscou alinhar estrategicamente o Governo, as Secretarias de Estado, empresas da Administração direta e indireta, entidades de Classe e iniciativa privada. Como gestor de Grandes Projetos da Cemig, estruturou e gerenciou a implantação de projetos na área de distribuição, transmissão e geração.

 

Lista dos novos secretários de Estado de Minas Gerais

Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Nascimento

Casa Civil e Relações Institucionais – Maria Coeli Simões

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Nárcio Rodrigues

Cultura – Eliane Parreiras

Defesa Social – Lafayete Andrada

Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte – Gil Pereira

Desenvolvimento Econômico – Dorothea Werneck

Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Bilac Pinto

Desenvolvimento Social – Wander Borges

Educação – Ana Lúcia Gazolla

Esportes e da Juventude – Bráulio Braz

Fazenda – Leonardo Colombini

Governo – Danilo de Castro

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Adriano Magalhães

Planejamento e Gestão – Renata Vilhena

Saúde – Antônio Jorge Souza Marques

Trabalho e Emprego – Carlos Pimenta

Transportes e Obras Públicas – Carlos Melles

Turismo – Agostinho Patrus Filho

 

Extraordinários

Secretário Extraordinário da Copa do Mundo – Sérgio Barroso

Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana – Alexandre Silveira

Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária – Manoel Costa

 

Outras nomeações

Cemig – Djalma Morais

Copasa – Ricardo Simões

Codemig – Osvaldo Borges

BDMG – Matheus Cotta Carvalho

Gasmig – Fuad Noman

Servas – Andrea Neves

Secretaria Geral – Gustavo Magalhães

Advocacia Geral do Estado – Marco Antônio Romanelli

Controladoria Geral do Estado – Moacyr Lobato

Gabinete Militar do Governador – Cel. Luiz Carlos Martins

Polícia Militar de Minas Gerais – Cel. Renato Viera de Souza

Polícia Civil – Jairo Léllis

Corpo de Bombeiros – Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo

Escritório de Prioridades Estratégicas – Tadeu Barreto

 

Fonte:
Assessoria de Imprensa do Governo de Minas Gerais 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades