Prêmio Hugo Werneck anuncia finalistas

No dia 22 de novembro, a Revista Ecológico presta homenagem a empresas, empresários e políticos que se destacaram na preservação ambiental. É a primeira edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, que conta com o apoio do Governo de Minas por meio do Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente - Semad)/IEF/Igam/Feam), Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Fiemg,  Fundação Dom Cabral (FDC) e Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza.

A iniciativa integra a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos, que acontece de 20 a 28 de novembro em Minas Gerais. O prêmio recebeu 66 projetos, cases, pessoas e instituições públicas e privadas, que concorrem em 22 categorias.

A solenidade  acontece no Palácio JK, na Cidade Administrativa Tancredo Neves, às 17 horas, e contará com a presença do governador Antonio Anastasia.

Menos Resíduos

A Semana Mineira de Redução de Resíduos é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas na Semana Européia de Redução de Resíduos, promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Européia.

Em toda a América do Sul e Brasil, apenas Minas Gerais, representada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), foi convidada para participar dos eventos da Semana na condição de organizadora das atividades locais. A semana ocorre de forma concomitante em vários países, visando promover o engajamento de diversos atores (setor público, empresas, ONGs, instituições de ensino e cidadãos) em ações práticas que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes e comportamentos quanto à importância da redução dos resíduos gerados. A abertura da Semana será simultânea em todos os países participantes e acontece no dia 20 de novembro às 11h.

Outras informações sobre os eventos da Semana estão disponíveis, em cinco idiomas, no site www.ewwr.eu e também no site da Semana Mineira de Redução de Resíduos no endereço http://minasmenosresiduos.com.br

Finalistas Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

1. MELHOR EXEMPLO EM ÁGUA

- AQUÁRIO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO, Prefeitura de BH/Fundação Zoo-Botânica

- PROJETO MANUELZÃO, UFMG

- PROJETO PLANTANDO ÁGUA, NIEANM/Emater/Unimontes/Promotoria Pública de Montes Claros

2. MELHOR EXEMPLO EM AR

- ECOFOGÃO

- EMBARÉ INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS

- GILBERTO CALDEIRA BANDEIRA DE MELO - UFMG

3. MELHOR EXEMPLO EM FAUNA

- JOSÉ MARCELINO MOTA, Parque do Rola Moça

- RPPN PORTO CAJUEIRO

- SOCIEDADE DE PESQUISA DO MANEJO E CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE – Crax Brasil

4. MELHOR EXEMPLO EM FLORA

- INSTITUTO INHOTIM

- INSTITUTO TERRA

- RPPN PORTO CAJUEIRO

5. EXEMPLO EM TERCEIRO SETOR

- ALICE LORENTZ GODINHO, presidente do Codema/Mucuri e Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri

- MOVIMENTO VERDE PARACATU

- ONG VALOR NATURAL

6.  MELHOR EXEMPLO ACADÊMICO

- CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

- “O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO INSTITUIÇÃO POTENCIALIZADORA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” – Dissertação de Mestrado de Paulo César Vicente de Lima – Montes Claros (MG)

- PUC MG – Campus Betim

7. MELHOR EXEMPLO EM ENERGIA

- ATLAS EÓLICO DE MINAS GERAIS

- ECOFOGÃO

- SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE LENTES PRISMÁTICAS DA FIAT

8.  MELHOR EXEMPLO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA

- AMBIÊNCIA – SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

- RECÓLEO – COLETA E RECICLAGEM DE ÓLEO VEGETAL

- RESOTEC

9. MELHOR EXEMPLO EM RESÍDUOS SÓLIDOS

- JOSÉ APARECIDO GONÇALVES – “CIDO”

- PROJETO MINAS SEM LIXÕES - FUNDAÇÃO ISRAEL PINHEIRO

- PROJETO “RESGATANDO A CIDADANIA: UM NOVO COMEÇO PARA OS TRABALHADORES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS” – Prefeitura de Ibirité/Astrapi

10. MELHOR EXEMPLO FLORESTAL

- 2º GRUPAMENTO DE MEIO AMBIENTE DA POLÍCIA MILITAR DE LAGOA SANTA

- GRUPO PLANTAR

- OSCIP AMANHÁGUA

11. MELHOR EXEMPLO EM COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

- CIBAPAR/PROJETO EXPEDIÇÃO DO RIO PARAOPEBA

- PROJETO MANUELZÃO

- SÍLVIA FREEDMAN, Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias

12. MELHOR EXEMPLO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

- PRÊMIO ARCELLORMITTAL DE MEIO AMBIENTE, Fundação ArcellorMittal

- LÉLIO COSTA E SILVA, educador ambiental

- PRÓXIMO PASSO, Iveco

13. MELHOR ANÚNCIO E CAMPANHA PUBLICITÁRIA

- 18 COMUNICAÇÃO/ALE COMBUSTÍVEIS

- FILADÉLFIA COMUNICAÇÃO/GRUPO LAFARGE

- TOM COMUNICAÇÃO/SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA NO ESTADO DE MINAS GERAIS (SICEPOT-MG)

14. MELHOR AÇÃO EM ECOTURISMO

- LUZIA FERREIRA, presidente da Câmara Municipal de BH

- ROSANA BIANCHINI, coordenadora do Instituto Kairós, Nova Lima

19. DESTAQUE ESTADUAL

- CARLOS EDUARDO FERREIRA PINTO, promotor de Justiça de Defesa das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopebas

- CÉLIO VALLE, biólogo e diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF)

20. DESTAQUE NACIONAL

- CHRISTIANE TORLONI, atriz

- MARINA SILVA, senadora e ex-ministra de Meio Ambiente

- MÁRIO MANTOVANI, ambientalista e diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica

21. PERSONALIDADE AMBIENTAL

- ANGELO MACHADO, médico, entomólogo e escritor de livros infantis ecológicos

- CÁSTOR CARTELLE, presidente da Biodiversitas

22. MELHOR POLÍTICO

- AÉCIO NEVES, ex-governador de Minas e senador

- FÁBIO AVELAR, deputado estadual (PSC)

- JOSÉ FERNANDO DE OLIVEIRA, deputado federal (PV)

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.