Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comunidade de Lagoa Santa entrega manifesto ao secretário de Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, recebeu, na manhã desta terça-feira (16), na Casa Fernão Dias no Parque Estadual do Sumidouro, um manifesto em defesa da preservação da Unidade de Conservação. O documento foi entregue pelo movimento Amigos do Parque Estadual do Sumidouro e vai contra o Projeto de Lei 4.840 de 2010, que pretende reduzir a área do Parque Estadual.

Com mais de 3,5 mil assinaturas, além das assinaturas digitais que ainda serão anexadas ao documento, o abaixo-assinado foi entregue pelo representante do Conselho Consultivo do Parque, Procópio de Castro, que ressaltou o trabalho de mais de 30 anos em luta da efetivação do parque e o reconhecimento do Estado ao trabalho realizado. O documento propõe, além da anulação do Projeto de Lei em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, diversas propostas de ações para a consolidação da Unidade de Conservação.

José Carlos Carvalho recebeu o manifesto e agradeceu o empenho, principalmente da comunidade do entorno do parque, que sempre esteve envolvida na luta pela preservação da unidade de conservação. “Estamos desenvolvendo esforços para buscarmos uma solução amigável com o entorno do parque, com o objetivo de desenvolver uma exploração sustentável da pedra na região, mas, não podemos admitir um falso antagonismo entre a preservação e o desenvolvimento sustentável”, disse.

O secretário ressaltou a efetivação irreversível da área do Parque do Sumidouro, principalmente pela consolidação de ações realizadas nos últimos três anos, como a regularização de 80% da área do parque e a previsão de que 100% estejam regularizadas até o final de 2010. Ele frisou também o amplo processo de estruturação de parcerias com as comunidades do entorno, citado pelo gerente do parque, Rogério Tavares. “Fico contente em receber as lideranças e um documento da própria comunidade, com uma série de demandas e iniciativas que já fazem parte das ações de governo e da Rota Lund. Queremos que o Parque traga um benefício para a comunidade, garantindo a continuidade da geração de renda e emprego com qualidade e de forma sustentável”, frisou.  Segundo o secretário o documento será encaminhado ao governador Antônio Augusto Anastásia ainda nesta semana.

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades