IEF realiza reunião de esclarecimento sobre criação de Parque Estadual em Itabira

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza nesta sexta-feira (5), em Itabira, na região Central do Estado, uma reunião de esclarecimento à comunidade local sobre a proposta de criação do Parque Estadual da Mata do Limoeiro. A reunião acontecerá às 19h, no Centro Comunitário de Ipoema, distrito de Itabira.

Na reunião, os representantes das comunidades, instituições públicas e privadas de todo o Estado poderão conhecer o projeto e esclarecer suas dúvidas sobre a criação do Parque. Os documentos técnicos que subsidiam a criação da unidade de conservação estão disponíveis para consulta pública na página do IEF na internet (www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/consulta-publica). As informações também se encontram a disposição dos interessados na sede do IEF, na rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Edifício Minas, 1º andar, bairro Serra Verde, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e na Prefeitura de Itabira.

A gerente de Criação de Áreas Protegidas do IEF, Mariana Gontijo, observa que a criação da unidade de conservação faz parte das medidas contidas num Termo de Ajuste de Conduta firmado pela empresa Vale com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Pelo acordo, outras cinco unidades municipais serão criadas em Itabira pela Vale.

Mata do Limoeiro

A área proposta para criação do Parque Estadual da Mata do Limoeiro é de 2.097,70 hectares e está situada no distrito de Ipoema, no município de Itabira. A região está localizada na Cordilheira do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Na região podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. “A Mata do Limoeiro, que dá nome ao Parque, é um importante remanescente de Mata Atlântica”, afirma Mariana Gontijo. Já foram identificadas na área, pelo menos três espécies presentes nas Listas Nacional e do Estado de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado de Minas Gerais e na Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, endêmico da Mata Atlântica. Também já foram observados indivíduos do primata bugio, espécie ameaçada de extinção no Brasil.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.