Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Produtores Rurais são homenageados por preservação ambiental

PDFImprimirE-mail

Durante a cerimônia de inauguração do complexo de obras do Parque Estadual do Sumidoro, neste domingo (13), três produtores rurais mineiros foram agraciados pelo Instituto Estadual Florestas (IEF) com o Diploma de Produtor Rural Modelo por aliarem a produção agrícola com ações de preservação do meio ambiente. A homenagem foi entregue pelo Governador Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.  

Um dos agraciados foi o produtor Ricardo Toledo Ferreira, proprietário da Fazenda São Francisco com 30 hectares de área de preservação, próximo a Área de Proteção Aambiental da Mantiqueira, no município de Baependi no Sul de Minas. Ricardo é beneficiado pelo Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais (Promata) e é agente multiplicador na comunidade sobre as atividades de proteção ao meio ambiente. 

Outro destaque é o trabalho desenvolvido pelo agricultor Helton Aguiar Neves que participa de vários projetos de proteção a biodiversidade (Projeto de proteção a biodiversidade, Projeto Integrado de Criação de Animais Silvestres - pacas, catitus, capivaras e queixadas -, Projeto de Conservação e estudos de Cervídeos e Projetos Reabilitação e Soltura de Aves). Segundo Helton esta homenagem não é individual. “O projeto é fruto de parcerias com o IEF, IBAMA, Polícia Ambiental, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Universidade Federal de Lavras e empresas da iniciativa privada”, explica.  

 Helton é proprietário da Fazenda Engenho D’Água, que possui 72 hectares, com cobertura florestal do bioma Mata Atlântica da propriedade estimada em de 80%. Helton também desenvolve pesquisa sobre Criação e Conservação de Animais Silvestres com a Universidade Federal de Viçosa e Projeto de Apicultura no modelo solidário: Produtor Rural, Empresário e a Fazenda Engenho D’Água. O pomar e a horta são orgânicos. 

No entorno do Parque Estadual Serra Negra, no município de Itamarantiba, outro produtor foi homenageado por conservar os recursos naturais. Daniel Leandro Fernandes é proprietário da Fazenda Crista,l que possui 172 hectares com cobertura florestal superior a 80%. Ele desenvolve trabalho de reflorestamento, pecuária leiteira e pomar. 

O Diploma de Produtor Rural Modelo foi instituído em 1986, em seus 23 anos de existência já premiou 95 agricultores. As ações são indicadas pelos escritórios regionais do Instituto Estadual de Florestas e avaliadas por uma comissão formada por representantes das Secretarias estaduais de Meio Ambiente e Agricultura, Emater e do próprio Instituto.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades