Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comitiva internacional visita iniciativas sustentáveis no Sul de MG

PDFImprimirE-mail

Uma visita a áreas rurais do município de Baependi no Sul do Estado, nesta sexta (11/06), encerrou a viagem dos representantes das Redes Internacional e Ibero-americana de Florestas Modelo ao Brasil. Os 33 representantes de 15 países das três Américas, Caribe, África e Europa conheceram o trabalho que vem sendo realizado com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para estimular a conservação e uso sustentável dos recursos naturais na região que está inserida na Floresta Modelo da Mata Atlântica.
 
Baependi está localizada na região da Serra da Mantiqueira onde existem três importantes unidades de conservação: o Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Parque Federal do Itatiaia e a Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira. O IEF, por meio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), vem desenvolvendo um trabalho de fortalecimento das unidades de conservação e de implantação de ações de proteção ambiental, no qual as comunidades locais tem participação especial.

Os representantes internacionais visitaram a comunidade rural de Gamarra onde a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amanhagua desenvolve, desde 2001, atividades que estimulam a busca de alternativas econômicas sustentáveis junto às populações rurais. Atualmente com 250 associados, a Amanhagua atua em 16 municípios da região e tem o apoio do IEF, por meio do Promata.

Desde 2007, foram recuperados cerca de 2,9 mil hectares de áreas de florestas em cerca de 240 áreas localizadas no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Na região também foram implantados viveiros familiares que produziram em torno de 2,3 milhões de mudas utilizadas na regeneração de áreas ou na formação de florestas de produção. "Espécies como a candeia e o eucalipto são uma alternativa de sobrevivência para as famílias que têm na sua exploração uma forma de gerar renda e ainda reduzem a pressão sobre as matas nativas", explica o diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Luís Carlos Cardoso Vale. Cerca de 650 hectares da região são utilizados para plantio das florestas de produção.
 
A população tornou-se ainda um importante aliado do IEF na prevenção e combate a incêndios florestais. Desde 2008, 65 moradores locais foram capacitados e formam uma Brigada Voluntária local. A presidente da Amanhagua, Mônica Lopes Buono, afirma que estão sendo desenvolvidos projetos para a criação de cursos profissionalizantes na área ambiental e capacitação em turismo responsável.

Semalhanças

Para o gerente do Bosque Modelo Araucarias del Alto Malleco Model Forest no Chile, Washington Alvarado Toledano, o trabalho  no Sul de Minas tem semelhanças com o de seu país. "A mobilização da comunidade, a busca de atividades alternativas de renda são similares", observa. Ele afirma que na região onde trabalha, a agricultura não está presente em virtude do frio e a principal atividade econômica é a criação de animais.

A agricultura já foi a principal atividade econômica de Aristides de Oliveira Castro. Morador da localidade de Gamarra, ele tem na venda de produtos fabricados com palha de milho a principal fonte de renda de sua família. "Atualmente, a produção agrícola é só para nosso próprio consumo", afirma.

Também poeta e pintor, Castro foi o primeiro produtor rural a transformar uma parte de sua propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). "Após uma reunião entre representantes do IEF e moradores da região, fiquei encantado com a possibilidade de criar uma RPPN o que não sabia ser possível", explica. Com 6,4 hectares a reserva Célula Verde ocupa cerca de 20% da propriedade de Castro. "Hoje o dono não sou eu, mas todos nós", conclui.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades