Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Itamarandiba se prepara para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

O município de Itamarandiba, localizada no Alto Vale do Jequitinhonha, preparou uma programação especial para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente nos dias 1º e 2 de junho. Para isso, a administração local conta com o apoio Núcleo de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na cidade e da gerência do Parque Estadual da Serra Negra (PESN).

As comemorações terão atividades diversas que vão desde apresentações artísticas, show de talentos e atividades de cunho ambiental. Está programada para esta terça-feira uma blitz com distribuição de material educativo e trabalho de conscientização dos presentes sobre a importância da preservação e o desenvolvimento de atividades sustentáveis.

“Essas comemorações são de extrema importância, já que Itamarandiba está em uma região onde predominam atividades econômicas que giram em torno da produção do carvão vegetal. É interessante a gente realizar este tipo de evento para conscientizar a população sobre a importância da preservação”, analisou o monitor ambiental do PESN, Vanderlei Pimenta Lopes, um dos responsáveis pela organização do evento.

Para contribuir com as comemorações, o IEF dará apoio logístico na distribuição dos materiais educativos nas escolas da região e doará as mudas que serão plantadas durante o evento. Além disso, terá a oportunidade de intensificar o trabalho junto à população local sobre a importância de se cuidar bem do parque, instrumento importante na manutenção da biodiversidade da região.

Parque Estadual da Serra Negra

Criado em 22 de setembro de 1998 através do decreto nº 39.907, conta com 33.324,72 hectares. Parte da bacia do rio Jequitinhonha, está inserida na Cadeia do Espinhaço, dominando a paisagem local com seu relevo montanhoso e aparência escura, quando vista contra o sol. Deve-se a este fator o nome da Serra e do próprio Parque.

A unidade de conservação está incluída nos domínios da Mata Atlântica. Em locais de difícil acesso e em algumas baixadas podem ser observados grandes fragmentos da imponente vegetação que, originalmente, dominava a região. Podem ser observadas espécies como cedro, braúna, ipês, perobas, jacarandás, vinhático, dentre outras típicas de ambiente. Nas montanhas e em locais de solo arenoso formam-se grandes concentrações de canela-de-ema que, na região, podem ultrapassar os três metros de altura.

Programação das comemorações em Itamarandiba

01/06 - Blitz Ambiental com distribuição de material educativo em vários locais da cidade nos seguintes horários: 8h – 11h e 14h – 17h

02/06 - Plantio de mudas. Serão plantadas de hora em hora a partir das 7h com encerramento às 16 horas. E a partir das 16 horas será o encerramento com uma gincana ambiental e show de talentos da Praça dos Agricultores no centro de Itamarandiba.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades