IEF festeja semana de meio ambiente em São João Del Rey

Diversas atividades estão programadas para a III Semana do Meio Ambiente de São João Del Rey e região, que acontece no período de 31 de maio a 12 de junho, e pretende desenvolver um conjunto de ações que estimule o debate e a reflexão da comunidade sobre as questões ambientais.

De acordo com o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e um dos organizadores da Semana do Meio Ambiente de São João Del Rey, Reginaldo da Silva Alves, o evento tem como objetivo promover atividades participativas, que contribuam para o exercício da cidadania, diálogo e debate de maneira democrática e propositiva, buscando um ambiente sustentável. “A proposta do evento é realizar atividades no município e região, que promovam, principalmente, a educação ambiental”, afirma.

Reginaldo Alves explica que no período de 31 de maio a 2 de junho serão realizadas palestras em escolas urbanas e rurais da região, além de plantio de árvores. No dia mundial de meio ambiente, 5 de junho, será realizada uma blitz ecológica, em diversos pontos das cidades de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas, com distribuição de lixeira confeccionada em TNT, para motorista de veículos automotor. “As pessoas da região serão convidadas a adotarem a data de 12 de junho como o Dia Regional Sem Carro”, informa.

Já no dia 7 de junho, segundo o analista ambiental do IEF, está previsto a realização de um ato simbólico, na região central de São João Del Rey, às margens do Córrego do Lenheiro. “O objetivo é chamar a atenção para o problema do lixo na cidade”, diz Reginaldo Alves. A programação continua, no dia 8, com a Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.

No dia 09 de junho, no auditório da Universidade Federal de São João Del Rey, acontece um fórum, que tem como tema “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo” e tem o intuito de promover o debate sobre esta questão entre o poder público, associações de catadores e sociedade. Além disso, o IEF irá realizar, no município de São Thiago, um ciclo de palestras sobre os temas: bolsa verde e reserva legal. Para o dia 10, estão previstos plantio de mudas na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio das Mortes e limpeza e plantio de árvores no bairro de Matosinhos.

Um desfile alusivo ao meio ambiente será realizado no dia 10 pelas escolas do ensino básico e fundamental, apresentando alegorias sobre os temas: fauna, flora, ecologia, aquecimento global, dentre outros. No último dia de evento, estão previstas as seguintes atividades: “Cãominhada”, com destino ao Marco Zero da Estrada Real, caminhada da 3ª idade, seresta e ato ecumênico.

Além das atividades definidas na programação, outras ações ambientais irão ocorrer, paralelamente ao evento, tais como: recolhimento de óleo de cozinha para reciclagem; apresentação de filme na área de meio ambiente no Cine Glória para estudantes e gincana entre as escolas para recolhimento de óleo de cozinha para reciclagem.

A III Semana de Meio Ambiente de São João Del Rey é promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de São João Del Rey, em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), Polícia Militar de Meio Ambiente, Trânsito e Prefeitura Municipal de São João Del Rey, entre outros parceiros.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.