IEF participa das comemorações dos 50 anos da Engenharia Florestal

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o apoio do Instituto estadual de Florestas (IEF) preparou uma série de eventos para comemorar os 50 anos da Engenharia Florestal. As comemorações acontecerão no campus da instituição no domingo (28/05). Estão programadas palestras e entrega de diplomas comemorativos para os alunos que se graduaram nas primeiras turmas do curso.

Entre os participantes está o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, engenheiro florestal graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1974.  Em sua palestra, o secretário abordará a evolução da política florestal em MG e no Brasil.

Contemporâneo de formação de Carvalho, o vice-diretor geral do IEF, Geraldo Fausto da Silva, graduado pela UFV se mostra bastante orgulhoso e contente por sua formação. “A criação do curso contribuiu para o crescimento do país, não somente do ponto de vista ambiental, mas também econômico e social”, afirma.

“É um marco histórico não somente para Minas Gerais, mas para o Brasil. Após a criação do curso tivemos um grande desenvolvimento do setor já que o estado e grande consumidor de material florestal. São profissionais que atuam em varias regiões e setores do país trazendo desenvolvimento sustentável, geração de renda entre outros”, analisa Geraldo Fausto.

O curso de graduação em engenharia florestal foi criado no Brasil em 1960 na Escola Nacional de Florestas que funcionou em Viçosa até 1963, sendo então transferida para Curitiba-PR. Os profissionais são capacitados para avaliar o potencial dos ecossistemas florestais, planejar e organizar o seu aproveitamento de forma sustentável, garantindo a perpetuação e a manutenção das formas de vida animal e vegetal.

As comemorações 50 anos da Engenharia Florestal começarão com um jantar de gala que acontece no sábado à noite, às 19h no espaço multiuso da UFV. Os interessados devem procurar a Sociedade de Investigações Florestais (SIF). O custo para a participação no jantar é de R$ 50,00.

Para ter acesso à programação completa, basta acessar o site da SIF, www.sif.org.br

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.