FOREA movimenta zona da mata mineira

Cerca de quinhentas pessoas participaram da abertura do V Fórum Regional de Educação Ambiental (FOREA), nesta terça-feira (25), na Escola Municipal Antônio Franco Laviola, em São Francisco do Glória, região da zona da mata mineira. Com o tema “Brigadeiro-Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”, o evento acontece até o dia 27 de maio e tem como objetivo repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas Gerais.

Na solenidade de abertura, o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ilmar Bastos Santos, destacou a consolidação desta iniciativa na região: “A presença maciça dos prefeitos municipais da zona da mata mineira e do público em geral demonstra que a idéia do FOREA vingou e continua crescendo”. O subsecretário também pontuou a questão da atitude ambiental, em que cada cidadão deve ser protagonista na luta da conservação da natureza: “Além da consciência ambiental, devemos tomar atitudes cotidianas para preservar o meio ambiente”, afirmou.

Na cerimônia, ocorreu também a entrega dos diplomas e medalhas de mérito ambiental às pessoas que se destacaram pelos relevantes serviços desenvolvidos em prol do meio ambiente na região. Foram homenageados: a produtora rural da região, Helena Maria de Jesus,  o professor Braz Antônio Pereira Cosenza e o diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Célio Murilo de Carvalho Valle.

Em seu discurso, o diretor do IEF destacou a presença dos professores e enfatizou a relevância do evento para a região, inserida no bioma da mata atlântica. “É preciso entender que este evento discute a conservação da riqueza da própria cidade, da própria região, que é a natureza, base viva do homem”, disse.

De acordo com um dos coordenadores do evento, o gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, Renato Gomes, o Fórum pretende traçar as mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, além de ampliar o potencial de desenvolvimento da região, sem comprometer as perspectivas das gerações futuras.

Na programação do evento, estão incluídos: ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais. No último dia de evento, será elaborado o documento final, com representantes dos municípios e coordenação técnica do Fórum. Além disso, será definido o próximo município sede do próximo FOREA.

O V FOREA é organizado pelo: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória, ONG Ambiente Brasil Centro de Estudos, Superintendência Regional de Ensino de Carangola e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – Zona da Mata. Participam deste Fórum 18 municípios da região da zona da mata mineira.

Fonte: Ascom/Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.