Sisema apresenta publicações ambientais na 2ª Bienal do livro

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, visitou nesta terça-feira (18) o estande do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), na 2ª Bienal do Livro de Minas Gerais. Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Núcleo de Documentação Ambiental do Sisema expõe ao público uma série de publicações técnico-científicas da área de meio ambiente, no maior evento editorial do Estado, que acontece até o dia 23 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.

De acordo com o secretário, a crescente participação de instituições que trabalham a temática ambiental em eventos aberto ao público diversificado revela a importância que o tema vem adquirindo no ceio da sociedade. “Essas ocasiões são importantes para colocar o conhecimento e a informação à disposição de todo o cidadão, o que é fundamental para promover mudanças na relação amigável do homem com a natureza”, destacou. José Carlos Carvalho ressaltou, ainda, a importância da geração do conhecimento e da informação para uma gestão ambiental eficiente.

No estande do Sisema, foram disponibilizados exemplares da Revista MG Biota, Relatório de Sustentabilidade do Sisema, Cartilhas e Jogos Apa Carste de Lagoa Santa, Glossário de  recursos hídricos e meio ambiente, Guia dos Parques e Cartilhas do Plano de Gerenciamento de Resíduos, além de folders do Sisema e da Meta 2010.

Além do material exposto, o acervo bibliográfico e multimídia do Sisema conta com aproximadamente 25 mil títulos, e é considerado o maior do Estado na área ambiental. Ele é constituído de livros, periódicos, relatórios técnicos, folhetos cartilhas, normas técnicas, teses, dissertações, monografias, projetos, anais de congressos, obras de referência, legislação, VHS, DVD, CD-ROM e mapas.

De acordo com a bibliotecária do Sisema Mara Lúcia Pereira, o Núcleo de Documentação Ambiental da instituição tem como metas para 2010 a disponibilização on-line do acervo por meio do software adquirido em 2009, a criação da biblioteca digital do Sisema, a integração com Estação do Saber e ações de regionalização dos serviços do Núcleo para as Unidades Descentralizadas do Sisema.

O Núcleo é aberto ao público para consulta interna. O serviço de empréstimo é disponibilizado para os funcionários do Sisema e usuários de bibliotecas conveniadas, por meio do empréstimo entre bibliotecas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 11h30 e 14 ás 17h30, na antiga sede do Sisema, na Rua Espírito Santo, 495, Centro.

Parceria

O secretário José Carlos Carvalho afirmou, durante sua visita a Bienal do Livro, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá assinar ainda neste semestre o Acordo de Cooperação Técnica com o Ibama que prevê a renovação de uma parceria para a gestão e disseminação de conhecimento e informações ambientais no País. “Estamos trabalhando para fortalecer o intercâmbio entre o Estado e Governo Federal no âmbito da Rede Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Renima)”, afirmou.

A Rede foi criada em 1993 e integra os órgãos componentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente, com a coordenação do Centro Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (CNIA) do Ibama. “O objetivo é apoiar o processo de gestão ambiental, dá suporte informacional a atividades técnico-científicas e industriais”, explicou a coordenadora do CNIA, Jorditânea Souto. A Semad participa da Rede desde 1994, quando foi assinado o primeiro acordo de cooperação.

A Rede disponibiliza diversos serviços de informação, como pesquisa bibliográfica, elaboração de bibliografias especializadas, consultas à legislação ambiental, informações sobre eventos e instituições. Os serviços estão disponíveis na página http://www.ibama.gov.br/renima.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.