Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Está de volta a Caravana do Previncêndio

PDFImprimirE-mail

Dando sequência ao trabalho desenvolvido em 2009, a Caravana do Previncêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) está de volta em 2010, levando educação ambiental e prevenção aos incêndios florestais às cidades próximas às Unidades de Conservação do Estado. Neste sábado, 10, será a vez do município de Montezuma, localizado na Região Norte de Minas Gerais. Os eventos começam às 8h na Praça José Batista. 

As ações da Caravana Previncêndio complementam as ações de educação ambiental do IEF levando conscientização às comunidades onde é registrado grande número de focos de incêndios florestais. No ano de 2009, 20 cidades foram visitadas pela caravana que em parceria com prefeituras e órgãos municipais, faz apresentações teatrais, oficinas e gincanas em praças públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre sua responsabilidade em relação ao uso do fogo e às formas de se prevenir incêndios. A participação é gratuita.   

A Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e coordenadora da Força-tarefa Previncêndio, Cláudia Martins de Melo, conta que as ações educativas no estado começaram em 1993, mas passaram por um processo de revitalização e reformulação a partir de agosto de 2009. “Atualizamos a campanha e a trouxemos para perto das comunidades e com isso, conseguimos já uma sensível diminuição dos focos de incêndio. Pode-se dizer que estamos começando a colher os frutos de uma semente que plantamos muitos anos atrás”, contou.  

Em 2010, a Caravana fez sua primeira ação no município de Viçosa, em evento realizado no dia 12 de março. Para o mês de abril estão previstas outras duas cidades na agenda da caravana. No dia 16 será a vez de Januária, seguida por Uberlândia no dia 24. 

Previncêndio  

A Força-Tarefa Previncêndio foi criada em 2005 em um esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o combate a incêndios florestais no Estado. É a primeira do gênero na América Latina e conta com o apoio de 300 servidores e cerca de dois mil brigadistas voluntários distribuídos por todo o Estado.  

O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O Previncêndio desenvolve, ainda, diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de grande interesse ecológico.  

A Campanha do Previncêndio

A campanha de prevenção a incêndios criada pelo IEF-MG tem como objetivo, além de informar a população sobre os cuidados para o uso do fogo no entorno das unidades de conservação, mobilizá-la para a ação em conjunto na prevenção e identificação de focos de incêndio.

Para auxiliar nesse engajamento, a campanha conta com um mascote que é um beija-flor e tem como slogan “Bata suas asas nesta defesa”. O mascote foi escolhido com base na fábula que narra sobre um incêndio numa floreta na qual apenas o beija-flor fica para tentar apagar as chamas. Ao final da história, quando questionado sobre sua fragilidade, sobre a pequena quantidade de água que conseguia levar em seu bico e a respeito da efetividade de sua ação, o beija- flor responde: ao menos, eu fiz a minha parte.

É esse sentimento de co-responsabilidade que a equipe do Previncêndio quer despertar em todas as pessoas para que elas sejam agentes na prevenção às queimadas, principalmente naquelas populações que residem ou que convivem diretamente com regiões que, por sua beleza e diversidade ambiental, apresentam-se como áreas de maior risco para focos de incêndios. Com prevenção, não há fogo.

Fonte: Ascom / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades