Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF comemora expressivos números de recuperação de áreas degradadas no Médio Rio Doce

PDFImprimirE-mail

O produtor rural Ailton Moura Nobre morador do Sítio São Jorge, no Córrego Brejaúba, recebeu, nesta quarta-feira (24), do governador de Minas Gerais, Aécio Neves da Cunha, placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido na recuperação de áreas degradadas na região do Médio Rio Doce. A consagração aconteceu durante a solenidade de encerramento da Semana da Água no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.  

Ailton Moura Nobre trabalha em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) no desenvolvimento das práticas de manejo adequadas à recuperação florestal no Médio Rio Doce. Em seu sítio, Nobre implantou um viveiro florestal de mudas nativas e recuperou 1,8 hectares de mata nativa. Além disso, auxiliou no isolamento e plantio de outros 19,2 hectares na microbacia. 

Entre os anos de 2006 e 2010 foram recuperados 9.484 ha de mata ciliar, 10.031 ha de mata de topo, 10.294 ha de áreas degradadas além de 3.649 ha de mata plantada para a proteção de nascentes na região Médio Rio Doce. Com isso, totaliza-se 33.459 ha reflorestados com espécies de mata nativa. Além das ações reflorestamentos, o programa contou ainda com a distribuição de 6.562.288 mudas, beneficiando diretamente 9.542 produtores rurais.  

“Percebemos a necessidade de um trabalho mais árduo, já que a área era tão degradada que apenas o plantio não resolveria. Foi então passamos a trabalhar em conjunto com parcerias diversas para atender melhor às necessidades daquela área no que diz respeito a recursos”, explicou a supervisora regional do IEF no Rio Doce, Adele Meire Rena.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades