BH ganha espaço para estudos da fauna aquática da bacia do São Francisco

Com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zôo Botânica, inaugura nesta sexta-feira (05/03), às 14h30, o Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco. O espaço será mais uma opção de lazer e cultura para os belo-horizontinos, além de permitir estudos acerca de biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro.

Além de prestar consultoria técnica durante o processo de captura das espécies e o fornecer de tanques-rede, o IEF contará com um espaço dedicado a educação ambiental. Serão ministradas oficinas de pesca mirim, voltadas para crianças entre 7 e 12 anos de idade que estejam cursando o Ensino Fundamental.

As oficinas permitirão que as crianças aumentem seus conhecimentos sobre a bacia do São Francisco através do aprendizado sobre a pesca. Os alunos serão encaminhados pelas escolas e no Aquário terão a chance de aprender sobre a pesca regularizada, inclusive podendo fazer sua primeira carteira de pesca amadora junto ao IEF. “É uma forma de estimular a consciência ambiental e também difundir a importância sobre a pescar legal, favorecendo assim a manutenção da ictiofauna do Estado”, ressalta o gerente de Proteção da Fauna Aquática e Pesca do IEF, Marcelo Coutinho Amarante.

Com com uma área de aproximadamente 3.000m², o Aquário abrigará 22 tanques que foram ambientados de forma a representarem o rio São Francisco com variadas formas e tamanhos. A principal atração é um tanque que representará um braço de rio, desde seu leito até a vegetação que acompanha sua margem. Além dos tanques, a infraestrutura conta ainda com auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha. As cerca de 40 espécies de peixes locadas no espaço totalizam atualmente 1,2 mil exemplares que foram selecionados a partir de critérios científicos, interesse do público, raridade e endemismo, dentre outros.

Os interessados em acompanhar a solenidade deverão utilizar a portaria 1 da Fundação Zôo-Botânica, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha.

Bacia do São Francisco

O rio São Francisco nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas (MG). Sua bacia está localizada em seis estados brasileiros e  corta três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Seus maiores afluentes são os rios Paraopeba, das Velhas, Paracatu, Urucuia, Corrente e Grande.

A ictiofauna do rio São Francisco compreende cerca de 180 espécies de peixes de água doce. Deste total, 160 espécies são conhecidas, 158 já foram registradas e 18 delas encontram-se em extinção no estado mineiro. Entre as espécies presentes na bacia destacam-se: cascudo-preto (Rhinelepis aspera), pirá (Conorhynchus conirostris), surubim (Pseudoplatystoma corruscans), matrinxã (Brycon orthotaenia) e dourado (Salminus brasiliensis). No rio, podem ser encontradas também espécies diádromas (aquelas que migram entre o mar e a água doce).

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.