Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Programa de estímulo a redução de consumo chega a Parques Estaduais

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Rio Doce tornou-se nesta sexta (26/02) a primeira unidade de conservação do Estado a ter implantado o Programa Ambientação. O trabalho tem o objetivo de sensibilizar funcionários e visitantes para a prática de princípios ambientalmente corretos, visando à redução do uso de recursos naturais e a destinação adequada de resíduos.

O material técnico e educativo que será utilizado na implantação do Programa Ambientação em unidades de conservação foi lançado na solenidade de entrega de obras de melhoria realizadas no Parque do Rio Doce, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Desde 2003, cerca de R$ 6 milhões foram investidos na implantação de novos mecanismos de gestão e na reforma e construção de edificações utilizadas para turismo ecológico, pesquisas científicas, educação ambiental e combate a incêndios florestais.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, observa que a experiência no Parque Estadual do Rio Doce servirá de base para o trabalho que será desenvolvido nas outras unidades de conservação estaduais. "Num primeiro momento, é necessário identificar os tipos e quantidade de  resíduos gerados por funcionários e visitantes para a definição da abordagem", afirma. "É um universo diferente dos prédios públicos urbanos onde o Ambientação atuou até agora", completa.

Um dos pontos principais é a implantação da coleta seletiva no parque e o estímulo à prática. Pontos de coleta já estão disponíveis na unidade de conservação e o material reciclável será doado a instituições da região. "Com a iniciativa, o Ambientação pretende contribuir para a manutenção das áreas preservadas no estado, por meio de ações simples, mas eficazes, estimulando a participação de diversos públicos para a construção de uma sociedade sustentável", ressalta Junqueira.

Entre os materiais  apresentados no lançamento do Programa Ambientação Unidades de Conservação, estão a cartilha que será usada para orientar os gestores das UCs na implementação das ações do Ambientação e lixo-bags que serão utilizadas para a sensibilização dos visitantes dos parques abertos, proporcionando uma maneira correta de armazenar os resíduos durante a visitação. O Programa Ambientação é coordenado pela Feam em parceria com a organização não governamental Ambiente Brasil Centro de Estudos. Atualmente, funciona em 90 edificações públicas do governo de Minas.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades