Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Ibitipoca é mais uma opção de carnaval próximo à natureza

PDFImprimirE-mail

Muita tranquilidade e belas paisagens. É isso que os interessados em passar o carnaval no Parque Estadual do Ibitipoca irão encontrar durante os quatro dias de feriado prolongado. Com previsão de tempo estável segundo o Sistema de Metereologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), os foliões podem esperar bons momentos para apreciar as belezas naturais presentes na Unidade de Conservação (UC).
 
Os amantes da natureza que estiverem no local deverão ficar atentos ao limite diário de visitação que é de 800 pessoas. "Nos feriados mais movimentados, como o Carnaval, por volta de 10 horas os ingressos se esgotam", afirma o gerente do Parque, João Carlos Oliveira.
 
Além de desfrutar das diversas atrações do Parque ao longo do dia, é possível também acampar no local. Para isso, será cobrada uma taxa de R$ 20,00 por pessoa (e não por barraca). A UC oferece estrutura de banheiros e um restaurante que serve refeições como almoço, lanches e café da manhã. O limite é de 15 barracas por dia, com vencimento da diária ao meio-dia. Já aqueles que apenas passarão o dia dentro da Unidade, a taxa é de R$ 15,00, com meia-entrada para estudantes devidamente identificados.
 
Para oferecer mais segurança e melhor atendimento aos visitantes, a administração do Parque contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais (PMAmb). Os primeiros darão suporte no atendimento a quaisquer acidentes ocorridos no interior da UC. Já a PMAmb auxiliará a administração no que se refere à segurança, sobretudo na portaria, conforme explica o gerente.
 
Um dos principais destinos de ecoturismo do estado de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca conta com quase 1500 hectares de área. No moderno Centro de Visitantes, é possível acompanhar de forma interativa informações sobre a fauna, flora, recursos hídricos e paisagens locais. Dentre as principais atrações destacam-se a Ponte de Pedra, a Janela do Céu, além de mirantes, das 14 grutas, cachoeiras e lagos formados pelas águas cristalinas dos rios do Salto e Vermelho. 
 
No Parque do Ibitipoca existem orquídeas e bromélias que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta, com algumas espécies ameaçadas de extinção. A fauna também é rica, contando com espécies como a onça- parda, o lobo-guará e o primata guigó. Podem também ser encontrados na unidade os macacos barbado e sagui, e as aves papagaio-do-peito-roxo e andorinhão-de-coleira, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca", que foi identificada pela primeira vez na região.
 
Contato

E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (32) 3281-1101
 
Como chegar: Seguir em direção a Juiz de Fora pela BR-040 e entrar no trevo de acesso à BR267, prosseguindo em direção a Lima Duarte. Para chegar ao Distrito de Conceição de Ibitipoca são mais 27Km de estrada de chão e, de lá, mais 4 Km até a portaria do parque. Distância de Belo Horizonte: 241Km

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades