Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Viçosa recebe o lançamento do documentário Entre Montanhas e Muriquis

PDFImprimirE-mail

Será lançado nesta terça-feira (10), o filme documentário “Entre Montanhas e Muriquis”, produzido pelo Projeto Serra do Brigadeiro - Montanhas dos Muriquis. O evento acontece às 19h no espaço Fernando Sabino (Centro de Vivência) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais. 

Iniciado em 2007, o Projeto Montanhas dos Muriquis visa à educação ambiental das comunidades que vivem no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e é um convênio entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental (CECO) do município de Carangola. 

Segundo o gerente do parque, José Roberto Mendes de Oliveira, o filme visa à “sensibilização dos moradores do entorno do parque e demais interessados, conciliando educação e práticas científicas. A expectativa é mostrar o muriqui, sua população e dar visibilidade tanto para a unidade de conservação quanto para as pesquisas lá realizadas”, disse.

O filme conta um pouco da rotina dos Muriquis, também conhecidos como mono-carvoeiro, a maior espécie de primata residente no continente americano. A produção é resultado de cerca de três anos de pesquisas e contou com o apoio do IEF e do Governo do Estado. Os recursos para a realização do projeto foram captados através da Compensação Ambiental – Lei 9.985 (18/072000), que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). 

Este ano, o documentário foi o vencedor do prêmio de Melhor Fotografia na 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, ocorrida entre 23 e 25 de outubro no Cine Odeon Petrobrás, no Rio de Janeiro. Além do lançamento de “Entre Montanhas e Muriquis”, será apresentado o livro infantil “As Aventuras de Luna: em busca do paraíso natural”, escrito pelo biólogo Leandro Santana Moreira, um dos participantes do projeto. 

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro  

Criado em 27 de setembro de 1996, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro se localiza na região da Zona da Mata, a 290 km de Belo Horizonte. Com 14.984 hectares, a unidade de conservação tem como principal bioma a Mata Atlântica, além de chapadas, encostas, e cursos d’água integrantes das bacias dos rios Doce e Paraíba do Sul. O parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades