Década de 1960

1961

-A reportagem “O fogo e o machado devastam o Brasil”, da revista O Cruzeiro, denuncia a precária situação dos remanescentes florestais nativos de Minas Gerais.

1962

-Criado o Instituto Estadual de Florestas – IEF, com base em idéia proposta por relatório elaborado pelo Ministério da Agricultura. O Relatório defendia a necessidade de leis e políticas regionais que melhor pudessem administrar as características naturais de cada Estado. À época, o pensamento desenvolvimentista pregava que os recursos naturais “podiam e deviam” ser explorados para subsidiar o desenvolvimento econômico.

Dirceu Duarte Braga assume a Diretoria do IEF.
- O IEF engaja-se na Campanha Integrada de Reflorestamento - CIR, planejada para a Zona da Mata mineira

1964

-Lançado o primeiro Regulamento Geral do IEF, contendo a estrutura orgânica da Autarquia, então comandada por Dirceu Duarte Braga (Diretor Presidente),Milton Fernandes (Diretor Administrativo) e José Oceano Soares(Diretor Financeiro).
-Promulgada a Lei Federal nº 4.504, que instituiu o Estatuto da Terra.
Flammarion Ferreira assume a Diretoria do IEF.
- Nova estrutura do IEF, com sete superintendências regionais, 46 zonas e 121 órgãos locais. A Direção Central é dividida em departamentos: Recursos Naturais Renováveis, Promoção Florestal, Proteção, Vigilância e Controle e Extensão Florestal.
- Convênio com a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) - atual Universidade Federal de Viçosa (UFV), visando ampliar alternativas econômicas para os produtores rurais.
- Realizada a 1ª Semana Florestal de Minas Gerais, criada por Decreto governamental..
- Edição inicial do “Boletim IEF”, com o balanço das atividades realizadasnos três primeiros anos.
- Estabelecidas normas para a criação de 18 parques estaduais.
- Firmadas parcerias com: ACAR, UREMG, Companhia Agrícola de Minas Gerais (CAMIG), Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Eletrificação Rural de Minas Gerais (ERMIG), Federação das Associações Rurais do Estado de Minas Gerais (FAREM), Universidade de Minas Gerais (UMG) - atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - e com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
- Promulgada a Lei Federal nº 4.771/1965, instituindo um novo Código Florestal, estabelecia que “as florestas e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum aos habitantes do País” e restringia direitos de propriedade.

Antônio Paulinelli assume a Diretoria do IEF.
- A Polícia Florestal é criada e assume as funções do antigo Departamento de Vigilância e Controle do IEF.
- Adquiridos os primeiros veículos do IEF: Fuscas 1966.
- Promulgada a Lei Federal nº 5.106/1966, que institui incentivos fiscais para atividades de reflorestamento.

Carlos Eugênio Thibau assume a Diretoria do IEF
-Implantação efetiva do Parque Estadual do Rio Doce; é criadoo Parque Estadual do Itacolomi, nos municípios de Ouro Preto e Mariana.
Criado o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
Lançado o Programa de Reflorestamento de Pequenos e Médios Imóveis Rurais (REPEMIR) .

-Instituída a Taxa Florestal no Estado, através da Lei n° 4.747/68.
- Em dois anos(1966 a 1968), a CIR atinge 54 municípios, reflorestando 4,7mil hectares.