Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Biblioteca

PDFImprimirE-mail

Histórico da Biblioteca do IEF

A biblioteca do IEF existe desde 1971; no entanto, foi efetivamente estruturada e organizada  em 1981. Especializada em meio ambiente, florestas, educação ambiental e áreas afins, seu objetivo principal foi sempre dar suporte informacional aos técnicos da Instituição. Contudo, atende também à demanda de informação advinda de pesquisadores, estudantes de nível médio e superior e da comunidade em geral, interessada no meio ambiente e na conservação dos recursos naturais. Caracteriza-se como unidade de apoio que depende, influencia e é influenciada pela Autarquia. Por isso mesmo, sempre desempenhou um papel importante no IEF, funcionando como centro aprovador de informações para os usuários: é o elo entre o técnico e a informação necessária ao processo e à realização de projetos, pesquisas e tarefas institucionais. As finalidades reais são: atualização e aprimoramento do conhecimento na área, bem como atendimento à comunidade, visando a integração entre a sociedade civil e a administração pública.

O setor preserva e armazena a memória institucional e sempre foi de utilidade pública, já que, com certeza,  atende amplamente às necessidades de pesquisa e consulta na área florestal/ambiental. Em Belo Horizonte, é a única biblioteca do gênero aberta ao público, contendo um número mais que significativo de informações relevantes e de qualidade.

Hoje, a Biblioteca do IEF e o Centro de Informação Técnica Ambiental da FEAM se encontram unificados: seus acervos, integrados, visam disponibilizar ao usuário uma base única de dados, acessível local e remotamente, o que facilita e otimiza o seu uso. Para tanto,foram definidos processos técnicos padronizados de tratamento da informação , para que fosse possível melhor organizar o material existente. Procedeu-se , também, à incorporação dos acervos bibliográficos dos demais organismos que integram o SISEMA (IGAM e a própria SEMAD). Desse somatório, resultou o Núcleo de Documentação Ambiental do Sistema Estadual do meio Ambiente

Clique aqui para mais informações da Biblioteca (Núcleo de Documentação Ambiental)

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades