Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Associações dos Servidores

PDFImprimirE-mail

Os servidores do Instituto Estadual de Florestas contam hoje com a possibilidade de se filiar a duas associações, a serviço  de seus direitos enquanto servidores públicos da carreira de Meio Ambiente.

ASIVERDE - A  Associação Integrada dos Servidores Públicos do Meio Ambiente e Correlatos de Minas Gerais (ASIVERDE), nova denominação da antiga Associação dos Servidores do Instituto Estadual de Florestas – ASIEF, e sob este nome foi criada em 14 de julho de 1978: é a primeira entidade de classe representativa dos servidores do meio ambiente em Minas Gerais.Declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual 007 870 de 20-11-1980 , a ASIEF foi ganhando a confiança dos servidores da Autarquia: o número de associados aumentou e seus serviços se consolidaram,tendo passado a servir de exemplo para a criação de outras associações.Em 04 de Junho de 1993, a Diretoria da então ASIEF adquiriu sede própria, situada em Belo Horizonte,àrua São Paulo, 893, sala 1303, Centro.
A Associação é composta de uma Diretoria Executiva, um Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal.

Apesar de toda a credibilidade angariada, a ASIEF sentiu, com a criação do SISEMA, a necessidade de se estruturar para enfrentar os desafios lançados no novo cenário. Assim, atendendo ao pedido e às sugestões de seus associados,  sua Diretoria elaborou um novo projeto de Estatuto, para que a Associação pudesse, de alguma forma, fazer face à transição ocorrida,  adequando-se ao novo contexto: isto ocorreu porque, com as mudanças trazidas pela Lei Delegada nº 180, muitos de seus associados foram transferidos para outros organismos do SISEMA, o que eliminava  a possibilidade de continuarem a contribuir através de desconto em folha.

Em maio de 2009, realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária que aprovou o novo Estatuto, já com as necessárias modificações.e deu à entidade onome atual - Associação Integrada dos Servidores Públicos do Meio Ambiente e Correlatos de Minas Gerais - ASIVERDE; a despeito da mudança,optou-se pela manutençãoda sua antiga logomarca,

Assim, em conformidade com o artigo 3º,  item I do Estatuto, a ASIVERDE tem por finalidade “promover atividades reivindicatórias, assistenciais, recreativas e cívicas, além de colaborar com os órgãos competentes, apresentando propostas relativas aos interesses dos seus associados.A ASIVERDE, como sucessora da ASIEF, tem por compromisso participar de todas as conquistas dos servidores públicos, em especial daqueles lotados no SISEMA, bem como oferecer serviços de apoio social, de aprimoramento cultural e profissional, buscando a integração com setores da administração pública, com vistas à defesa, à preservação e à ampliação dos direitos dos associados. Dessa forma, tem buscado  expandir e consolidar benefícios para os  seus associados, tais como: convênios nas áreas de saúde, comércio, prestação de serviços e seguridade,, garantindo-lhes, ainda, auxilio pós-morte e assistência jurídica. Mais informações : www.asiverde.com.br.

A ASSEMA (Associação dos Servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente ) foi  fundada em 28 de julho de 2003, com fins assistenciais, autonomia administrativa e financeira e sem finalidade econômica.Surgiu, inicialmente, de um movimento de alguns servidores da FEAM, que se posicionaram  contra a condenável iniciativa  de um pequeno grupo de funcionários, que pretendia aumento salarial diferenciado para si mesmos. Contrários ao favorecimento de grupos isolados, como acontecia muitas vezes no Estado, os fundadores da ASSEMA decidiram que tudo fariam para mudar para sempre esse triste quadro.

Em 2003,  ASSEMA abraçou a proposta de integração do SISEMA e se engajou  na luta por bons planos de carreira e tabelas salariais dignas, sendo que, juntamente com a ASIVERDE, participou intensamente dos trabalhos para a construção do plano de carreira único para o grupo de atividades de Meio Ambiente - incluindo auxiliares, técnicos e profissionais de nível superior da SEMAD, IEF, FEAM e IGAM.  Além da carreira única, passaram  a buscar meios de atingir a isonomia entre os servidores dos vários órgãos que compõem o SISEMA para garantiros direitos e a valorização de todos.

Em 2004, procedeu-se à reforma do Estatuto: o novo Regimento Interno foi aprovado em Assembleia Geral, passando o mandato eletivo da Diretoria para dois anos, com possibilidade de uma reeleição. Cientes de que a união corporativa  é de fundamental importância para que se alcancem os propósitos de uma legítima representação de servidores, a ASSEMA já previa, quando da sua instituição,  a congregação dos servidores e demais colaboradores de todo o SISEMA. Mais informações: www.assema.com.br.

A despeito dos limites impostos pelo governo, as Associações, juntas, conseguiram que o  projeto de carreira relativo ao meio ambiente  fosse aprovado pela Assembleia Legislativa, no final de 2005.Assim, os servidores passaram a ter uma carreira exclusiva de Estado. Disso resultaram Importantes avanços funcionais, entre os quaisa perspectiva de tratamento isonômico para os servidores da carreira de meio ambiente.Dentre os ganhos mais importantes da Lei nº 15.961( Lei de Carreiras)estão as regras claras para a progressão e a promoção, que consideram o tempo de serviço e a escolaridade adicional, mediante avaliações de desempenho positivas.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades